Agrobiodiversidade

Planet Portfolio é lançado com grãos da 40 Century, trazendo créditos de biodiversidade inéditos aos consumidores

Planet Portfolio é lançado com grãos da 40 Century, trazendo créditos de biodiversidade inéditos aos consumidores

Merge Impact anuncia o lançamento do Planet Portfolio, um modelo de investimento inovador “on-pack” que permite aos consumidores financiar diretamente a restauração da biodiversidade em cada compra. A 40 Century Grain está entre as primeiras a integrar o Planet Portfolio, oferecendo aos compradores uma forma tangível de apoiar a regeneração do habitat e a mudança do sistema alimentar através das suas escolhas alimentares diárias.

Transição agroecológica mostra a relevância das redes sociotécnicas e da governança participativa para o desenvolvimento territorial sustentável

Transição agroecológica mostra a relevância das redes sociotécnicas e da governança participativa para o desenvolvimento territorial sustentável

A publicação oferece subsídios para a identificação de demandas prioritárias e à definição de meios de construção coletiva da realidade, em apoio à transição agroecológica no Leste Paulista. Contribui ainda para que as comunidades rurais e seus parceiros da extensão rural, ensino e pesquisa agropecuária promovam ações integradas nos seus territórios e inspire avanços na geração de novos conhecimentos relacionados ao desenvolvimento territorial rural, com enfoque agroecológico. Concorre para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, contemplando os objetivos ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação. Aponta para estratégias de produção sustentável de alimentos e oferece orientação metodológica em processos participativos, de fortalecimento da agroecologia nos territórios, que atendam as populações mais vulneráveis do campo e da cidade.

Decreto presidencial cria programa de pesquisa e inovação para agricultura familiar

Decreto presidencial cria programa de pesquisa e inovação para agricultura familiar

O Programa busca fortalecer a agricultura familiar e a agroecologia, como segmentos sociais estratégicos para a ampliação da produção de alimentos saudáveis. Foi instituído, no dia 3 de dezembro, por decreto presidencial, o Programa Nacional de Pesquisa e Inovação para a Agricultura Familiar e a Agroecologia (PNPIAF). Essa iniciativa inédita tem como objetivo promover ações de PD&I voltadas à agricultura familiar, com ênfase na transição agroecológica dos sistemas agroalimentares, preservação dos biomas e sustentabilidade dos agroecossistemas. As discussões entre as equipes técnicas da Embrapa e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), desde 2023, culminaram com a elaboração de uma plataforma colaborativa, que embasa as temáticas prioritárias abarcadas pelo novo Programa.

Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica SP

Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica SP

Agroecologia no Brasil é uma imbricação entre Ciência, Movimento Social e Prática. Como uma ciência de natureza interdisciplinar, tem por base uma epistemologia que abarca o contexto e a complexidade, em que seus princípios ecológicos permitem o tratamento e estudo de ecossistemas que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável. Como prática, a abordagem agroecológica na produção da agrobiodiversidade busca desenvolver e manejar agroecossistemas com uma dependência mínima de insumos agroquímicos e energéticos externos, inspirando-se no manejo de povos e comunidades tradicionais, assim como na Agricultura Biológica, Natural, Permacultura, Biodinâmica, entre outros. O sistema produtivo agroecológico tem um olhar para as concepções agronômicas anteriores à chamada “Revolução Verde”, que teve lugar no Brasil nas décadas de 60 e 70 do século passado.

Propriedades orgânicas certificadas por pares apresentam maior diversidade de produtos

Propriedades orgânicas certificadas por pares apresentam maior diversidade de produtos

Pesquisa feita no Estado de São Paulo mostra que, nesses locais, o rol de produtos engloba, em média, 58,8 itens, enquanto nas unidades certificadas por auditoria convencional a média é de 22,2 itens. Resultados do estudo, divulgados na revista Organic Agriculture, apontam que a auditagem por pares agrega à produção orgânica a virtude da agrobiodiversidade. Ou seja, o rol de produtos oferecidos por propriedades com esse tipo de certificação é expressivamente maior. “Isso evita que se reproduza no contexto orgânico a tendência à monocultura em grande escala, destinada à produção de commodities”, diz Tayrine Parreira Brito, doutoranda na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp e primeira autora do artigo.

Sementes Crioulas e Famílias Guardiãs em Terras Capixabas

Sementes Crioulas e Famílias Guardiãs em Terras Capixabas

A publicação se destina às pessoas que se preocupam com a soberania e segurança alimentar e nutricional e presta uma grande homenagem aos guardiões e guardiãs da agrobiodiversidade capixaba, técnicos(as) e demais sujeitos que contribuem para o resgate, multiplicação e conservação das sementes crioulas. Somos muito gratos por este belo trabalho!

Sementes do Cerrado: Versando e Colorindo

Sementes do Cerrado: Versando e Colorindo

A publicação Sementes do Cerrado: Versando e Colorindo reúne poemas e desenhos criados por crianças e adolescentes das famílias de coletores de sementes da Associação Cerrado de Pé. Essas criações surgiram em oficinas inspiradas no encantamento npelas sementes e pelas sutilezas que elas mobilizam em cada coletor. Assim, esta publicação nos apresenta as sementes e plantas do Cerrado através de um olhar sensível, poético, didático e pedagógico, que se soma ao olhar acadêmico e científico com o qual estamos habituados.

Agroecológicos e orgânicos: qual a diferença?

Agroecológicos e orgânicos: qual a diferença?

Agroecológicos adotam abordagem holística, integrando aspectos ecológicos, sociais, econômicos e culturais. A produção orgânica é pautada na eliminação de químicos – como adubos, defensivos e fertilizantes – e na produção sustentável de alimentos. Agroecológica, por sua vez, é uma produção que, além dessas características mencionadas, possui um olhar voltado para todo o sistema, integrando práticas econômicas, sociais, culturais e ambientais.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.