
OCS – Controle Social, venda direta ao consumidor de produtos orgânicos
Esta publicação mostra como funciona o controle social na garantia da qualidade orgânica na venda direta ao consumidor por agricultores familiares sem certificação. Em cada capítulo, você vai poder contar com dicas, esclarecimentos e orientações importantes para que a sua produção de orgânicos ganhe a credibilidade e o respeito dos consumidores finais.

O que são Produtos Orgânicos?
Entenda aqui a definição de orgânico pela legislação brasileira. Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

EUA: o principal mercado de alimentos orgânicos do mundo
As vendas de alimentos orgânicos nos Estados Unidos em 2022 ultrapassaram a marca de US$ 60 bilhões pela primeira vez, estabelecendo um novo recorde para o setor de produtos orgânicos. As vendas totais de produtos orgânicos nos EUA, incluindo produtos orgânicos não alimentícios, atingiram um nível recorde de US$ 67,6 bilhões, de acordo com a Pesquisa da Indústria Orgânica de 2023 publicada pela Organic Trade Association (OTA). Dez estados representam aproximadamente três quartos (73%) das vendas de 2021. A Califórnia lidera, representando 32% do mercado americano total, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Resumo do mercado de algodão orgânico americano
A produção de algodão orgânico Upland e American Pima em 2023 nos EUA totalizou 39.259 fardos, segundo a informações coletadas de produtores orgânicos, associações de marketing e gins que processam produtos orgânicos algodão. A produção diminuiu 3.624 fardos em relação ao ano anterior. Mais 795 fardos de transição foram relatados. O Texas continua liderando o plantio e a produção de algodão orgânico, com área adicional em Arizona, Califórnia, Geórgia e Novo México.

Tendências do mercado de alimentos e bebidas orgânicos americano
O tamanho do mercado global de alimentos e bebidas orgânicos foi avaliado em US$ 231,52 bilhões em 2023 e deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13,9% de 2024 a 2030. Um dos principais fatores que impulsionam a expansão do mercado é a crescente conscientização sobre os benefícios à saúde associados ao consumo de produtos orgânicos. As vendas de alimentos e bebidas orgânicos devem aumentar como resultado da mudança no comportamento de compra dos consumidores. Além disso, a crescente popularidade de produtos não transgênicos entre os consumidores está impulsionando o crescimento do mercado. O mercado testemunhou um crescimento substancial devido à maior acessibilidade de alimentos e bebidas orgânicos. Os produtos orgânicos não estão mais confinados a lojas de nicho ou mercados de agricultores.

Confira atualizações dos produtos orgânicos e commodities agrícolas americanas
O USDA Market News fornece preços, volumes e outras informações relacionadas a commodities e produtos que foram cultivados, processados e certificados de acordo com os padrões do Programa Orgânico Nacional do USDA.

USDA lança ferramentas gráficas para orientar consumidores sobre o selo orgânico
Serviço de Marketing Agrícola do USDA, através do Programa Orgânico Nacional (NOP), lança kit de ferramentas de varejo online para desenvolver a percepção pública sobre o significado e a importância do rótulo orgânico.

Desconhecimento e burocracia dificultam acesso a crédito para produção de orgânicos
Linhas de crédito específicas para a produção orgânica têm baixíssima adesão no Brasil; Estudo revela os motivos. Estudo da Universidade de Brasília e Embrapa Cerrados com 2.325 produtores mapeou motivos de baixo acesso a linhas de crédito do Pronaf para produção orgânica.

O que define um alimento como orgânico e como ele obtém essa certificação?
Cada vez mais brasileiros desejam consumir produtos livres de insumos tóxicos: mais de um terço já compra orgânicos regularmente. Respondendo à busca cada vez maior do consumidor por uma alimentação saudável e com menor impacto ambiental, os números dão uma amostra de como este mercado que, segundo o Organic Food Global Marketing Report 2024 deve alcançar globalmente 489,75 bilhões de dólares em 2028, apresenta uma curva acentuada de crescimento também no Brasil.

Agenda de Inovação em Agricultura Orgânica
As Câmaras Setoriais e Temáticas funcionam como foros de interlocução, criados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), através das quais se busca maior interação entre os diferentes setores das cadeias produtivas, bem como a identificação de oportunidades e as definições de ações prioritárias para o desenvolvimento da agricultura brasileira (Mapa, 2009). Uma das contribuições relevantes que as Câmaras Setoriais e Temáticas podem trazer para o setor produtivo relaciona-se à elaboração de políticas públicas, bem como na sua negociação com distintas instituições e posterior implantação.