
Agricultura Biodinâmica em Foco: Sabedoria e Sustentabilidade no Campo
Neste vídeo impactante com Simone Richter, você descobre como a agricultura biodinâmica se diferencia da convencional e se integra à natureza, revelando segredos para produzir alimentos mais saudáveis e energéticos um conteúdo essencial para quem quer se destacar no mercado agro. Por que vale a pena assistir? Se você é produtor, técnico ou entusiasta da agroecologia, este vídeo oferece uma visão aprofundada e enriquecedora da agricultura biodinâmica, mesclando história, técnica e debate científico em apenas uma palestra.

O paraíso lucrativo do herdeiro da família que fundou a Syngenta no sertão da Paraíba
Como o franco-suíço Pierre Landolt transformou um pedaço do Nordeste brasileiro em um oásis de produtividade com a agricultura biodinâmica. No sertão da Paraíba, mais especificamente no município de Patos, um senhor simpático e sorridente toca diariamente as atividades da Fazenda Tamanduá. Não fosse pelo sotaque de quem deixou a França há quase 50 anos, Pierre Landolt seria facilmente confundido com um brasileiro: afeito a boas conversas, com bom humor e apreciador de café.

Fazenda Tamanduá: inovação e sustentabilidade impulsionando o crescimento no Sertão da Paraíba
Com práticas de agricultura biodinâmica e tecnologias avançadas, a Fazenda Tamanduá é referência de sucesso econômico e ambiental no Sertão. A Fazenda Tamanduá, localizada no Sertão da Paraíba, é um exemplo de como a inovação e a sustentabilidade podem transformar a agricultura em uma região marcada por desafios climáticos. Fundada por Pierre Landolt, um franco-suíço naturalizado brasileiro, a fazenda se destaca pela implementação da agricultura biodinâmica, que respeita os ciclos naturais do solo e promove a saúde ambiental. Essa abordagem inovadora, juntamente com o investimento contínuo na propriedade, tem gerado impacto positivo na economia local, melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da região e criando empregos.

Do Sertão para o mundo: a inovação sustentável da Fazenda Tamanduá no agrobusiness 5.0
Pierre Landolt abriu sua palestra enfatizando a importância de integrar práticas sustentáveis com a inovação tecnológica no agronegócio. “A verdadeira sustentabilidade não é apenas uma meta, mas uma jornada contínua que requer compromisso e adaptação constantes,” afirmou Landolt, destacando a necessidade de uma abordagem holística que considere os impactos ambientais, sociais e econômicos das práticas agrícolas.

Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica SP
Agroecologia no Brasil é uma imbricação entre Ciência, Movimento Social e Prática. Como uma ciência de natureza interdisciplinar, tem por base uma epistemologia que abarca o contexto e a complexidade, em que seus princípios ecológicos permitem o tratamento e estudo de ecossistemas que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável. Como prática, a abordagem agroecológica na produção da agrobiodiversidade busca desenvolver e manejar agroecossistemas com uma dependência mínima de insumos agroquímicos e energéticos externos, inspirando-se no manejo de povos e comunidades tradicionais, assim como na Agricultura Biológica, Natural, Permacultura, Biodinâmica, entre outros. O sistema produtivo agroecológico tem um olhar para as concepções agronômicas anteriores à chamada “Revolução Verde”, que teve lugar no Brasil nas décadas de 60 e 70 do século passado.

Fazenda Camocim é a primeira empresa brasileira de café a receber certificação de agricultura orgânica regenerativa
O processo de avaliação da certificação ROC concentra-se em três pilares fundamentais para equilibrar produção e sustentabilidade: saúde do solo, bem-estar animal e justiça social. A saúde do solo é avaliada pelo aumento da matéria orgânica e da vida no solo ao longo do tempo, bem como pelo sequestro de carbono.

Produção de morangos em sistema de base ecológica
Nos últimos anos, pode-se observar a crescente exigência do mercado consumidor em relação aos produtos alimentícios, a busca por produtos com qualidades nutracêuticas diferenciadas, sadios, com redução ou ausência de resíduos de agroquímicos.

Pesquisas científicas descobrem mais benefícios dos orgânicos para saúde
A ciência já comprovou que alimentos orgânicos e de base agroecológica são benéficos para a saúde humana e do meio ambiente. Mas apesar dos inúmeros benefícios, ainda é preciso aumentar a sua produção e o seu consumo no Brasil. Este desafio inspirou a criação da Rede Conexão Solo Vivo, que será lançada amanhã na capital paulista, idealizada por um grupo de instituições e entidades da sociedade civil, unidas pelo propósito de conscientizar a população sobre as vantagens de escolher esses alimentos.

Webinar Agroindústrias: Certificações internacionais para o mercado externo
Este webinar tem como objetivo a capacitação para os segmentos de agroindústria, cacau e chocolate, mel e café, ministrada por consultores estaduais do projeto Agro.BR sobre Certificação de HACCP, SMETA e Orgânica para atender ao mercado internacional com convidado especialista em agricultura orgânica, biodinâmica, sustentável e regenerativa no Brasil e na Europa.

Mais de 10 por cento das terras agrícolas da União Europeia eram orgânicas em 2022
Aumentando 5,1 por cento, a área biológica da União Europeia continuou a crescer de forma constante em 2022, atingindo 16,9 milhões de hectares, o que representa 10,4 por cento do total das terras agrícolas. As vendas no varejo, no entanto, sofreram um declínio modesto. Os dados mais recentes sobre a agricultura biológica na Europa são apresentados na 25ª edição do anuário estatístico “The World of Organic Agriculture”, publicado pelo Research Institute of Organic Agriculture FiBL e pela IFOAM – Organics Internacional .