
As técnicas agrícolas capazes de reduzir dependência do Brasil por fertilizantes
A pesquisadora Irene Maria Cardoso índia que existem formas de suavizar a transição para outro modelo agrícola, substituindo gradualmente fertilizantes químicos por adubos orgânicos. Ela defende, por exemplo, o uso de resíduos domésticos produzidos nas cidades, como restos de alimentos e árvores podadas, sejam direcionados para a a produção agricola.

Bioinsumos: produtos podem atender demanda por fertilizantes orgânicos?
Na avaliação do coordenador de produção agrícola da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ao considerar os níveis de produtividade e de desenvolvimento científico, o Brasil ainda não é capaz de conseguir o mesmo desempenho de produção agrícola a partir do uso de fertilizantes biológicos. Segundo o representante, é algo complexo hoje calcular a participação de bioinsumos na agricultura brasileira, mas eles vêm ganhando espaço aos poucos.

Adubo orgânico pode ser saída para reduzir dependência.
A capacidade dos fertilizantes orgânicos de auxiliar na absorção do fósforo pela planta representa outro ganho para o ambiente. O adubo orgânico não substitui o uso do fertilizante químico, mas pode reduzir em até 50% sua aplicação e ainda melhora a produtividade da lavoura. O insumo natural facilita a absorção do fósforo pela planta, evitando que esse mineral se perca no solo e acabe contaminando os mananciais.