
Governo Federal anuncia R$ 546,6 bilhões em investimentos para impulsionar cadeias agroindustriais sustentáveis
Durante a cerimônia da Nova Indústria Brasil, Mapa e Petrobras assinaram Protocolo de Intenção para fortalecer a produção e o desenvolvimento de fertilizantes e insumos para nutrição de plantas.

Produção de bioinsumos “on farm” em vias da tornar-se ilegal no Brasil
Brasil se destaca em nível mundial na produção de bioinsumos. Mais de 60% dos agricultores brasileiros adotam biopesticidas e biofertilizantes, frente aos 33% dos europeus, segundo levantamento divulgado pela consultoria Mixay Company, em 2022. Mas, apesar dos números, produzir biofertilizantes e bioinsumos on farm, ou seja, dentro das fazendas, tem sido algo cada vez mais complicado no Brasil. O projeto de Lei 3668/21 do Senado Federal apresenta dispositivos que poderão impedir os agricultores brasileiros, inclusive de orgânicos, de produzirem seus próprios bioinsumos para o controle biológico de doenças no campo. Ou seja, se aprovado, o PL proibirá a produção de insumos biológicos on farm.

Amway: Conheça a fazenda mais sustentável do Brasil
Amway conquistou o 7º Prêmio Fazenda Sustentável entre as grandes propriedades; Fazenda Alvorada foi a vencedora entre as médias; e a Fazenda Anauá, entre as pequenas. As fazendas mais sustentáveis do Brasil foram reconhecidas.

Green Claims: A luta contra o greenwashing deve ser baseada em metodologias que promovam a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis
A IFOAM Organics Europe saúda a publicação da iniciativa Substantiating Green Claims da Comissão, em particular o reconhecimento de que as metodologias de Análise do Ciclo de Vida (LCA), como a Pegada Ambiental do Produto (PEF), não são relevantes para avaliar o impacto ambiental de produtos de origem biológica, como como alimentos e têxteis.

Brasil terá programa nacional para produção de alimentos saudáveis
O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançará, em maio, um programa nacional voltado para estimular a produção de alimentos saudáveis. Segundo a secretária executiva da pasta, Fernanda Machiaveli, a política deve ser anunciada junto com a apresentação do Plano Safra deste ano.

Estudo científico mostra pesticidas sintéticos significativamente mais perigosos do que os naturais
Das 256 substâncias ativas pesticidas principalmente sintéticas permitidas apenas na agricultura convencional, 55% carregam advertências de perigo à saúde ou ao meio ambiente; para as 134 substâncias ativas naturais que também são permitidas na agricultura orgânica, apenas 3% o fazem. Advertências sobre possíveis danos ao feto, suspeita de carcinogenicidade ou efeitos letais agudos foram encontrados em 16% dos pesticidas usados na agricultura convencional, mas em nenhum dos pesticidas aprovados para uso orgânico. A definição de valores de orientação baseados na saúde para ingestão ocupacional ou dietética aceitável foi considerada apropriada pela EFSA para 93% das substâncias pesticidas ativas convencionais, mas apenas 7% das substâncias naturais ativas.

CrowdFarming: o digital pela Agroecologia
Nova plataforma conecta cidades a produtores rurais de 12 países. Atende meio milhão de consumidores. Remunera camponeses até cinco vezes mais do que atravessadores. Mostra: tecnologia pode subverter lógicas predatórias no campo.
Abandonar o trabalho como policial para cultivar maracujá pode ser considerada uma virada na carreira bem pouco convencional. Mas foi isso que Sergio Quijada Domínguez fez quando a identificação de um problema cardíaco hereditário o obrigou a se aposentar aos 32 anos, após 14 anos na Guarda Civil da Espanha.

Pierre Landolt da Fazenda Tamanduá e a Sustentabilidade
Pierre Landolt, sócio da Fazenda Tamanduá, empresa que faz parte a rede OrganicsNet da SNA, agricultor orgânico biodinâmico da Paraíba, participou do primeiro Dean’s Speaker Series do ano, da Universidade Católica de Lisboa, Portugal.

Coopernatural: fomentando uma agricultura familiar, sustentável e ecológica
A Coopernatural (Cooperativa Vida Natural) nasceu em Agosto de 2001, com onze pequenos produtores rurais orgânicos do Rio Grande do Sul. O intuito da Cooperativa é promover a agricultura familiar e ecológica, com seus variados produtos e segmentos. Ricardo Fritsch, Diretor da Coopernatural, fala sobre a força da agricultura familiar e suas conquistas com a Coopernatural.

Técnicas de agricultura sustentável ajudam na conservação do solo
Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) indicam que um terço dos solos do mundo está degradado. Isso significa que perderam, em algum grau de intensidade, sua capacidade de gerar serviços ecossistêmicos, como regulação hidrológica, sequestro de carbono ou retenção de nutrientes para a produção de alimentos.