Fertilizantes Naturais

Cana com adubo orgânico

Cana com adubo orgânico

A BP Bunge Bioenergia diz que pretende eliminar o uso de fertilizantes minerais em seus canaviais até 2025 e substituí-los por adubos de origem biológica e matéria orgânica. A empresa acelerou algumas substituições de insumos minerais por orgânicos desde o início da guerra na Ucrânia, que fez o preço dos fertilizantes minerais disparar no ano passado. Nesta safra (2022/23), colhida entre abril e novembro do ano passado, a BP Bunge já substituiu todo o fertilizante nitrogenado que usaria em seus 50.000 hectares de área de plantio pela bactéria Nitrospirillum amazonense.  

Bactérias do Cerrado capturam e distribuem fósforo para as plantas

Bactérias do Cerrado capturam e distribuem fósforo para as plantas

A descoberta abre caminhos para desenvolvimento de novas biotecnologias agrícolas mais sustentáveis baseadas na biodiversidade brasileira. Situados na região central do Brasil, os Campos Rupestres são considerados um hotspot da biodiversidade porque concentram muitas espécies de ocorrência únicas. Pesquisadores encontraram, nos Campos Rupestres – um hotspot de biodiversidade no Brasil – uma diversidade inédita de microrganismos altamente especializados em capturar e reciclar o fósforo disponível no solo.

Feromônios já podem ser produzidos em larga escala

Feromônios já podem ser produzidos em larga escala

Machos são despistados e fêmeas poem ovos estéreis, o que interrompe geração de lagartas. Pesquisadores desenvolveram uma forma de produzir feromônio em larga escala, possibilitando assim ampliar o uso da tecnologia no manejo integrado de pragas. Resultado de uma parceria entre a Universidade de Lund, Universidade Sueca de Ciências Agrárias, Universidade de Nebraska-Lincoln, SemioPlant e a ISCA Global, a pesquisa foi na publicada na edição de setembro da revista “Nature Sustainability”.

Bioinsumos: conceitos, potencial e desafios no Brasil

Bioinsumos: conceitos, potencial e desafios no Brasil

O Brasil tem a oportunidade de avançar no mercado de insumos biológicos e tornar sua agricultura mais independente. Mas esse é um negócio ainda embrionário, que exige cautela. A possibilidade da falta de fertilizantes em função da crise energética em 2021 e do início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia despertou a urgência de reduzir a dependência externa do Brasil. O país é o 4º consumidor mundial de fertilizantes, mas o maior importador, trazendo de fora 85% de suas necessidades desse insumo.

Bioinsumos: produtos podem atender demanda por fertilizantes orgânicos?

Bioinsumos: produtos podem atender demanda por fertilizantes orgânicos?

Na avaliação do coordenador de produção agrícola da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ao considerar os níveis de produtividade e de desenvolvimento científico, o Brasil ainda não é capaz de conseguir o mesmo desempenho de produção agrícola a partir do uso de fertilizantes biológicos. Segundo o representante, é algo complexo hoje calcular a participação de bioinsumos na agricultura brasileira, mas eles vêm ganhando espaço aos poucos.

Adubo orgânico pode ser saída para reduzir dependência.

Adubo orgânico pode ser saída para reduzir dependência.

A capacidade dos fertilizantes orgânicos de auxiliar na absorção do fósforo pela planta representa outro ganho para o ambiente. O adubo orgânico não substitui o uso do fertilizante químico, mas pode reduzir em até 50% sua aplicação e ainda melhora a produtividade da lavoura. O insumo natural facilita a absorção do fósforo pela planta, evitando que esse mineral se perca no solo e acabe contaminando os mananciais.

Método de compostagem Takakura

Método de compostagem Takakura

O Método de compostagem Takakura é uma forma acelerada criada pelo cientista japonês KOJI TAKAKURA, que aproveita vários tipos de micro-organismos que decompõem as sobras de comida, restos de frutas e verduras para produzir adubo orgânico.

Insumos biológicos crescem em ritmo acelerado

Insumos biológicos crescem em ritmo acelerado

Em 2018 foram registrados 52 defensivos biológicos no Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura. Um crescimento recorde de 12,5%. Em 2019 foram comercializados um total de 64 ingredientes ativos, 29 dos quais eram semioquímicos, outros 23 microbiológicos e ainda 12 agentes de controle biológico, e acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.