Formulário IMO

1. Quais são os padrões e normas empregados pela IMO para certificar alimentos, cosméticos, ingredientes para o solo, inseticidas orgânicos, plantas ou qualquer outro produto?

A certificadora IMO (Instituto de Mercado Ecológico) é uma das primeiras e mais renomadas agências internacionais de avaliação da qualidade ecológica e social de produtos. Hoje oferece um amplo escopo de serviços para o setor alimentício, florestal, pesqueiro, têxtil e de produtos de higiene pessoal, possibilitando aos seus clientes a compra e a oferta de produtos seguros, ecologicamente corretos e socialmente responsáveis.

2. Vocês oferecem algum outro tipo de certificação ou somente para os produtos orgânicos – do tipo selo social, Eurepgap, Identify preserved, por exemplo?

Há mais de 20 anos no mercado e pioneira no ramo de certificação de produtos orgânicos na Europa, a IMO presta serviços em mais de 80 países. Para todos os escopos ela é devidamente credenciado por agências governamentais e privadas. No Brasil, atuando em todo o território nacional desde 2001, a IMO oferece os seguintes serviços:

  • Certificação de produtos orgânicos para o mercado interno e externo: atendendo à Legislação Brasileira (lei 10.831) e à Européia (CEE 2092/91), também possui acreditação pela USDA para a certificação NOP, pelo MAFF do Japão para certificação JAS, bem como em outros países importantes com legislação própria: Suíça, Índia, China, etc… Além disso coopera com as mais importantes associações de produtores orgânicos o que lhe possibilita oferecer aos seus clientes certificações adicionais como Bio Suisse ou IFOAM (Soil Association, Naturland, etc.).
  • Certificação para produtos ecologicamente corretos: têxteis naturais e orgânicos (GOTS, Organic Exchange), madeira e produtos não madeireiros de manejo florestal sustentável (FSC / PEFC), cosméticos naturais e orgânicos (BDIH) e produtos de pesca e aqüicultura sustentável (MSC, Naturland).
  • Certificação de boas práticas agrícolas: UTZ Certified, BSCA, Caccer (Café), GLOBALGAP, Tesco Nature´s Choice, AquaGAP.
  • Certificação de critérios sociais e mercado justo (Fairtrade): o programa de certificação IMO Social & FairTrade (“For Life” e “Fair for Life”) possibilita a seus clientes a demonstração de uma performance social internacionalmente aprovada. O comércio justo (Fairtrade) melhora o sustento de milhares de pequenos agricultores e trabalhadores, fornecendo os meios para projetos sociais da comunidade e capacitação das pessoas.
  • Certificação de sistemas de gestão de segurança alimentar: a certificadora IMO presta serviços de auditoria e certificação do sistema HACCP e ISO 22000, com base no Codex Alimentarius, ou código dos alimentos, referência mundial para consumidores, produtores e processadores de alimentos, agências nacionais de controle sanitário e para o comércio internacional de alimentos.

3. Como dever ser feito o processo de cadastramento e qual o custo para obter a certificação?

O processo de certificação pela IMO inicia-se com o preenchimento de um formulário, o qual nos possibilita oferecer um orçamento o mais justo e adequado possível à realidade do projeto solicitante. Geralmente o valor é parcelado, sempre facilitando o pagamento. Após a devolução do orçamento assinado e pagamento da primeira parcela, iniciamos o processo de certificação solicitando documentos pertinentes ao escopo que será monitorado pela certificadora e marcamos uma primeira inspeção.

4. Algumas certificadoras colocam um número ao lado do selo de certificação. A que se refere esse número: número do produtor, da agroindústria, número do produto?

Os produtos certificados são monitorados e recebem a permissão para utilizar o selo que garante a qualidade orgânica do produto. Este selo possui um código que se refere ao número do projeto complementando a rastreabilidade do produto.

5. Qual a validade dos certificados? Os certificados têm só validade nacional ou também internacional? A certtificação da sua empresa possibilita aos produtores ter acesso a que mercados? Estados Unidos, Japão, Europa?

Os certificados possuem validade de um ano, o que significa que a propriedade, unidade processadora ou distribuidora é inspecionada anualmente. Este é o documento que permite ao solicitante ter acesso ao mercado para o qual ele está certificado. Se mercado interno, o certificado terá validade somente em território nacional. Se mercado externo, o certificado é específico para o mercado no qual o produto está certificado:

  • Certificado para Europa – certificado CEE;
  • Certificado para Japão – certificado JAS;
  • Certificado para EUA – certificado NOP.

6. A certificação do IMO é nacional ou se restringe apenas a alguns estados?

Atuamos em todo território nacional e em mais de 80 países do mundo.

7. Vocês certificam qualquer produto ou se especializam em algum em específico? E, ainda, certificam qualquer tipo de produtor seja ele pequeno ou médio, ou somente grandes commodities?

Qualquer produto pode ser certificado, seja ele oriundo de agricultura familiar, grupo de pequenos produtores, médios ou grandes produtores individuais, bem como processadores e distribuidores. Entre em contato conosco e conheça as vantagens de ser certificado pela IMO do Brasil.

Compartilhe:

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.