
Pequenos tesouros: iniciativa de casal abre portas para produção de frutas vermelhas na Serra de SC
Iniciativa de casal criou rede de cooperação e produção de frutas vermelhas na Serra de Santa Catarina. Foi num acampamento em Urubici, na Serra catarinense, 915 metros acima do nível do mar, que Sandro Tasqueto, então educador físico, decidiu que seria nas alturas que criaria raízes. Gaúcho, filho de agricultores, ele viu nas belezas da cidade mais acolhedora do Brasil (segundo um ranking elaborado por uma plataforma de viagens) o lugar aonde voltaria a se conectar com sua origem. Comprou, ao lado da esposa, Carla Geraldi, um pedaço de terra.

Bioinsumo caseiro é alternativa para pequenos e médios agricultores
Entenda quais são os benefícios do adubo da compostagem para a produção de alimentos orgânicos. Produzir adubos e fertilizantes naturais dentro da propriedade pode baratear os custos e ainda ajudar o meio ambiente. Além de possibilitar alimentos mais saudáveis para o consumidor, a agricultura sustentável promove um ambiente mais seguro para o trabalhador rural e para a natureza, através de técnicas que conservem o solo e os recursos naturais.

Feijão borboleta é a nova estrela na agricultura orgânica de Maricá
Expectativa é expandir a nova sensação da culinária natural e saudável para agricultores locais com assistência técnica e sementes gratuitas. Com o crescente interesse pela produção de alimentos saudáveis, o feijão borboleta oferece uma oportunidade promissora para os agricultores familiares de Maricá. A expectativa é que a cultura se popularize e a produção local continue a se expandir, gerando renda e fortalecendo a economia local. Pelo menos esta é a meta do projeto Inova Agroecologia Maricá, uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Leite orgânico é entregue para alimentação escolar estadual Paraná
A agroindústria Puro Laticínio, de Bocaiúva do Sul, e a Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná fazem entrega de leite orgânico certificado para a merenda escolar. A iniciativa é pioneira também no País. A empresa é certificada há sete anos e iniciou a produção de leite orgânico em 2019. A empresa é certificada há sete anos e iniciou a produção de leite orgânico em 2019. Atualmente produz 1.000 litros por dia. Já a Estação CPRA é certificada na produção de leite orgânico há 14 anos, seguindo os princípios agroecológicos que priorizam a preservação ambiental e o bem-estar animal. Os profissionais da Estação prestam assistência técnica à agroindústria. A entrega da produção será feita via Fundepar.

Cultivo de tomate orgânico consorciado com coentro em estufa agrícola promove sustentabilidade no Brejo paraibano
A pesquisa faz parte dos estudos quanto a produção agroecológica de alimentos realizados pelo Grupo de Pesquisa Agrobiodiversidade do Semiárido, coordenado pela professora Elida Barbosa. A primeira colheita do plantio superou as expectativas de toda equipe. O tomate, conforme explicou a docente é uma das hortaliças mais consumidas e também uma das mais contaminadas por resíduos de agrotóxicos, pelo uso intensivo de agrotóxicos no ciclo da cultura.

A startup que está transformando a realidade do pequeno produtor
Com uma abordagem centrada no usuário, a Muda Meu Mundo vem simplificando e otimizando as operações dos produtores agrícolas e aumentando a rentabilidade do produtor, como conta a fundadora da empresa, Priscilla Veras. Na paisagem das startups brasileiras, a Muda Meu Mundo – que integra o SNASH, o Hub de Startups apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura – surge como uma força dedicada a transformar a vida dos pequenos produtores rurais.

Marca de infusões orgânicas cresce com aumento do consumo de chás no Brasil e fatura R$ 6 milhões
Diante desse cenário, a fabricante de chás Iamaní acaba de diversificar o seu portfólio colocando no mercado versões geladas da bebida, além dos tradicionais sachês para infusão. “A cultura e principalmente o consumo de chás estão crescendo muito e o Brasil é um dos países em que ela mais cresce”, afirma Mayara Boaretto, uma das fundadoras da Iamaní.

Quintais produtivos garantem alimentos e renda para mais de 20 mil famílias agricultoras na Paraíba
Governo da Paraíba vem desenvolvendo uma série de programas e ações voltadas à segurança alimentar e a autonomia econômica na agricultura familiar, principalmente para as mulheres rurais, em todo o Estado. Uma destas ações que vem se destacando é o incentivo na implantação de quintais produtivos, que tem beneficiado mais de 20 mil famílias agricultoras.

Plano Safra da Agricultura Familiar: R$ 76 bilhões de crédito e juros mais baixos
Edição 2024/2025 será anunciada hoje pelo presidente Lula. Volume de crédito é recorde. Os juros, já baixos, são ainda menores quanto mais ecológica for a produção de alimentos.

Centenas de agricultores familiares apostam no setor no sertão da Bahia
Na região de Irecê e Chapada Diamantina, na Bahia, 413 produtores apostam no plantio de orgânicos com o apoio do Núcleo Raízes do Sertão, que é vinculado à Rede de Agroecologia Povos da Mata e realiza a certificação participativa junto aos produtores, consumidores e organizações parceiras.