Micronutrientes do solo

Por que investir em análise microbiológica do solo

Por que investir em análise microbiológica do solo

O solo é uma estrutura viva formada pelo processo de intemperização, que consiste na modificação física e química de uma rocha. Este possui função primordial no ambiente ideal para a produção de plantas que, ligado aos microrganismos que se encontram nele, auxiliam no desenvolvimento radicular e, consequentemente, no desenvolvimento da parte aérea, o que os tornam fundamentais na produção agrícola.
Responsáveis por realizar mecanismos importantes, os microrganismos (fungos, bactérias e vírus) que representam a microbiota do solo atuam diretamente nos processos biogeoquímicos de disponibilização de macronutrientes e micronutrientes, ciclagem de carbono, geração de biomassa e manutenção da estrutura do solo (matéria orgânica), além da síntese de estruturas biológicas inteiramente ligada aos processos metabólicos da planta, como a fixação biológica de nitrogênio.
Além disso, os microrganismos do solo auxiliam também na saúde e proteção da planta, impedindo a entrada de patógenos, permitindo a modificação de diferentes condições ambientais e variação de culturas.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.