Agricultura Orgânica

Por que a certificação orgânica é o grande diferencial competitivo do agro

Por que a certificação orgânica é o grande diferencial competitivo do agro

Neste vídeo do CI Orgânicos e OrganicsNet, especialistas e produtores debatem como a certificação, mais que um selo: uma ferramenta poderosa de gestão, valorização e credibilidade dos produtos orgânicos  imprescindível para quem deseja se destacar no mercado sustentável. Por que assistir ao vídeo completo: Entenda como a certificação vale muito mais do que o custo  é gestão, controle e profissionalismo. Aprenda a se posicionar diante de consumidores e indústrias cada vez mais exigentes. Veja soluções para pequenos produtores e iniciativas coletivas que fortalecem todo o setor. Quer transformar a sua produção orgânica em um negócio reconhecido e competitivo? Visite o canal CI Orgânicos e confira esse aprofundamento essencial.

Queijo Canastra Orgânico da Faz O Bem Orgânico na Bio Brazil Fair 25

Queijo Canastra Orgânico da Faz O Bem Orgânico na Bio Brazil Fair 25

Vinícius Soares da Faz O Bem Orgânicos conta ao CI Orgânicos que o queijo Minas Canastra casca florida é produzido de forma artesanal, possuindo certificação orgânica brasileira e seguindo conceitos e manejos da agricultura agroecológica e regenerativa. A conversa com Sylvia Wachsner coordenadora do CIO – CI Orgânicos, ocorreu durante a Bio Brazil Fair 2025, maior feira de negócios em produtos orgânicos e naturais em toda a América Latina e, está disponível no Canal CIO na seção “Produtores Orgânicos contam” .

CI Orgânicos participa da AgroBrasília 25

CI Orgânicos participa da AgroBrasília 25

A diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sylvia Wachsner, trouxe para o debate a importância da informação e do acesso ao mercado. “A produção de alimentos orgânicos é essencial para a sustentabilidade, para a sociobiodiversidade e para garantir alimentos mais saudáveis à população brasileira. O setor já cresce, mas pode avançar muito mais com informação, tecnologia e modelos sustentáveis”, afirmou.

AgroBrasília 2025: Agricultura Orgânica – A Cadeia de Valor dos Produtos Orgânicos

AgroBrasília 2025: Agricultura Orgânica – A Cadeia de Valor dos Produtos Orgânicos

A AgroBrasília 2025 será palco de um importante debate sobre o avanço da agricultura orgânica e a Cadeia de Valor dos Produtos Orgânicos. A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), por meio do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), estará participando da feira com um painel a ser realizado no auditório Buriti, no dia 21/05/25 de 11:00h. a 12:00h. O painel também contará com a presença de Joe Valle, Produtor Rural na Fazenda Mallunga Guilherme Souza, CEO e Fundador na AgroBee. Ano passado, a feira recebeu 175 mil visitantes e movimentou R$ 5 bilhões em negócios, meta que deve ser superada este ano, de acordo com a organização do evento.

Mel orgânico é especialidade nacional

Mel orgânico é especialidade nacional

Conforme comenta o especialista, atualmente, para que o produtor consiga produzir mel orgânico, ele precisa garantir uma série de requisitos, como, por exemplo, assegurar que num raio de 4km não exista produção de outra cultura que utilize agrotóxicos (visto que a abelha pode ir numa plantação de laranja que se utiliza de defensivos agrícolas e acabar levando esse defensivo para o mel que vier a produzir), ter posicionamento georreferenciado das colmeias, garantir que as caixas foram produzidas com madeira certificada, etc.

Legislação sobre agricultura orgânica: o que você precisa saber?

Legislação sobre agricultura orgânica: o que você precisa saber?

Você já se perguntou como os alimentos orgânicos são regulamentados e certificados? Ou quais são os padrões que garantem que um produto seja considerado orgânico? Pois é, a legislação sobre agricultura orgânica pode sanar suas dúvidas de A à Z. Ela regulamenta a produção, armazenamento, rotulagem, transporte, certificação, comercialização e a fiscalização de produtos orgânicos a partir da Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003.

Raiar Orgânicos e CI Orgânicos na Bio Brazil Fair 24

Raiar Orgânicos e CI Orgânicos na Bio Brazil Fair 24

Durante Bio Brazil 24 no estande do SNASH – SNA Startup Hub, Sylvia Wachsner, do CI Orgânicos bate um papo com o Sócio fundador da Raiar Orgânicos, Luis Barbieri. Assuntos como agricultura regenerativa, agricultura orgânica, mercado orgânico, produção de grãos, ovos e, proteínas, valor agregado e rentabilidade do segmento orgânico/regenerativo são alguns dos temas que foram debatidos. Também participou da conversa o CEO da Hifa Agrofloresta, Leandro Torres.

Você já sabe da novidade? O CI Orgânicos agora também está no Spotify!

Você já sabe da novidade? O CI Orgânicos agora também está no Spotify!

Clique na imagem abaixo e tenha acesso a mais de 180 vídeos sobre produção orgânica incluindo entrevistas e bate-papos! É informação de qualidade a qualquer hora e em qualquer lugar! Tudo ao alcance de um clique! Assine e se mantenha atualizado sobre o universo orgânico!  CI Orgânicos agora também está no Spotify!

Brasil não tem base de dados atualizada para produtos orgânicos

Brasil não tem base de dados atualizada para produtos orgânicos

Diretora-técnica da SNA – Sociedade Nacional de Agricultura e coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), Sylvia Wachsner conversou sobre a falta de transparência nos dados de produção e exportação com a jornalista Larissa Machado no quadro SNA Entrevista.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.