
Ciência e tecnologia disruptiva levam inovação à indústria de alimentos
Além disso, observou Sylvia, “os equipamentos utilizados na produção são cada vez mais sofisticados, mais inteligentes, ou seja, fazem uso da inteligência artificial para criar bases de dados e transmitir informações para outros equipamentos, e esses dados são úteis para a gestão do produtor.”

Gestão empresarial com padrões ESG promove diferenciação no mercado
No entanto, observou a especialista, para que haja diferenciação de mercado a partir das práticas ESG, é preciso que o empreendedor leve em consideração alguns aspectos como as necessidades e exigências dos consumidores; o tipo de estratégia e o modelo de negócio a ser adotado; a análise de investimentos, custos e retorno; como ter credibilidade e fugir do “greenwashing”; conhecer os propósitos das fintechs e do setor financeiro e implementar parcerias”.

Produção Orgânica e Agroecológica, Uma das Ferramentas da Sustentabilidade Ambiental
Coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos, da SNA, explica que o mercado brasileiro de alimentos produzidos sem agrotóxicos é impulsionado pelo aumento do número de consumidores em busca de produtos mais saudáveis, com foco na produção orgânica e Agroecológica, uma das ferramentas da sustentabilidade ambiental.

Principais aspectos que definem seu empreendimento: seu modelo de negócios
Pensar em um Modelo de Negócios e um Plano de Negócios? Qual a diferença entre os dois? Quais os aspectos que devem ser considerados? Para ter uma resposta clara sobre essas questões, assista ao vídeo e confira!

Emissão de CRAs e gestão transparente poderão alavancar as cooperativas do setor orgânico
Caso seja efetivada, a oferta pública de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) vinculados às cooperativas de agricultura orgânica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) deverá constituir um marco para o desenvolvimento do associativismo no setor, afirmou a diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sylvia Wachsner.

SNA se posiciona sobre PL que restringe venda de orgânicos
“Os alimentos ficariam mais caros ao implantar sistemas de rastreabilidade complexos e onerosos. Muitos produtores diminuiriam a oferta de seus alimentos orgânicos ou optariam por sistemas convencionais de produção”, diz a coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner

Tecnologias digitais e bioeconomia desenham o século 21
Para Sylvia Wachsner, coordenadora do CI Orgânicos, novos tempos têm produtores mais conectados, equipamentos que se comunicam e bases de dados construídas a partir de informações obtidas de máquinas, de sementes, insumos, dos solos e do clima.

Roberto Rodrigues fala sobre a importância do cooperativismo para a agricultura familiar
“Não só no Brasil, mas no mundo todo, as cooperativas crescem como um elemento inclusivo para o pequeno produtor”, é o que afirma Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo.

Coordenador de Agroecologia do MAPA fala sobre o futuro da agricultura orgânica
Rogério Pereira Dias, Coordenador de Agroecologia do MAPA, destacou a importância de investir em pesquisas e tecnologias para o desenvolvimento não só da agricultura orgânica, mas da agricultura em geral.