certificacao+organica

Setor orgânico ganha nova linha de financiamento

Setor orgânico ganha nova linha de financiamento

Segundo o programa, um dos requisitos para o custeio é a elaboração de um plano de manejo orgânico, validado por uma entidade de certificação cadastrada no Ministério da Agricultura como Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC) ou Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade.

O mercado orgânico brasileiro

Confira o que foi dito por Karin Heinze, da Organic Market, em seus 10 dias no Brasil. Heinze esteve em diversas reuniões com produtores brasileiros, observou modelos de marketing e visitou a BioBrazil Fair / Biofach América Latina. Os seguintes textos fazem parte de um informe sobre o mercado orgânico brasileiro, apresentado em junho de 2014 pela Organic Market. Veja mais na publicação

Supermercado já representa 70% das vendas de orgânicos

Para este ano, o GPA espera que os produtos orgânicos tenham alta de 40%, mas a executiva ressalta que, por vezes, a rede os vende sem margem lucro. “Temos vários produtos orgânicos que têm o mesmo preço dos produtos convencionais. Outros, chegamos a vender sem margem alguma, tudo para que não faltem os itens ao consumidor”, disse representante do grupo.

IN 17 ajusta regras para produção orgânica

IN 17 ajusta regras para produção orgânica

Veja mais sobre as alterações na Instrução Normativa de 2011 adequaram as práticas, métodos, prazos e insumos, com a intenção de impactar de maneira positiva o setor produtivo, permitindo uma maior expansão no país.

Selo orgânico brasileiro sofre alterações

Selo orgânico brasileiro sofre alterações

Confira o novo selo orgânico brasileiro, alterado por meio da Instrução Normativa nº 18, de 20 de junho de 2014. O selo só poderá ser utilizado em produtos orgânicos certificados, credenciados no Ministério da Agricultura.

Ganho de escala

Ganho de escala

Ao sair do nicho, a sustentabilidade tende a ficar mais barata e acessível? Para analistas, o ganho com apelo socioambiental não estará no preço, mas na conquista de reputação e espaço no mercado, mais exigente e competitivo, tendo pela frente o desafio de tornar equitativa a opção pelo sustentável – tanto no consumo como na produção, incluindo pequenas empresas e produtores rurais. No Brasil, as principais pesquisas com consumidores indicam que muitos comprariam produtos com essas características, mas poucos pagariam mais por eles.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.