certificacao+organica

Startup amplia atuação no varejo do segmento

Startup amplia atuação no varejo do segmento

Além das indústrias, o varejo também pode dar “passos atrás” na cadeia e atuar em conjunto com os agricultores para estimular a produção orgânica. Essa é a aposta da Mercado Diferente, “foodtech” criada no ano passado para comercializar produtos orgânicos no formato de delivery de cestas de produtos, que está se estruturando agora para ir a campo. A startup já apoia os 200 produtores de sua rede de fornecimento na certificação orgânica e no planejamento do plantio. No ano que vem, ela vai começar a levar equipes técnicas para todos os produtores para apoiá-los no manejo das culturas. 

De grão em grão, apoio da indústria fortalece orgânicos

De grão em grão, apoio da indústria fortalece orgânicos

Entre as galinhas e os ovos da Raiar Orgânicos, o que vem primeiro mesmo é a ração. Afinal, para garantir ovos realmente livres de químicos e com respeito aos ecossistemas, a produção do alimento das penosas precisa estar no centro da estratégia e obter apoio direto da indústria interessada. É a proposta de muitas empresas que se lançam no mundo dos orgânicos: fomentar a produção dentro de cada porteira para estruturar a cadeia de produção. 

Ex-traders de Dreyfus e NovaAgri fomentam orgânicos do Brasil e veem salto em poucas safras

Ex-traders de Dreyfus e NovaAgri fomentam orgânicos do Brasil e veem salto em poucas safras

Quando ex-traders da Louis Dreyfus e da NovaAgri decidiram fundar a empresa de proteínas orgânicas Raiar, eles sabiam que antes do ovo e da galinha vinham os grãos, e se juntaram em uma série de iniciativas de fomento à cadeia produtiva que deve resultar em breve em um aumento “exponencial” do mercado brasileiro de soja e milho para alimentar criações e exportações.  O mercado de grãos orgânicos é ainda muito incipiente no Brasil, representando 0,02% da produção total de soja e milho do País, disse Luis Barbieri, sócio-fundador da Raiar Orgânicos e ex-Diretor da Louis Dreyfus. Contudo, não é só por ser pequena que essa oferta pode ser multiplicada por 20 em pouco tempo, opinou ele. 

Quais os benefícios dos cosméticos orgânicos?

Quais os benefícios dos cosméticos orgânicos?

A expansão bilionária do segmento “clean beauty” no mercado internacional e o vultoso crescimento de empresas nacionais do mesmo ramo nos últimos anos dão evidências de que os cosméticos orgânicos estão assumindo o protagonismo no mercado de beleza. Não é por acaso: do meio ambiente à pele, são muitos os benefícios dos cosméticos orgânicos.

Entidades querem lançar carne orgânica com IG do Pantanal em 2023

Entidades querem lançar carne orgânica com IG do Pantanal em 2023

“Queremos que consumidor entenda que ele pode contribuir para a conservação. Ao valorizar a carne de origem pantaneira ele estará injetando recursos na economia local”, justifica o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta, referindo-se à busca por modelos concretizados de Indicação Geográfica.

Empresas produtoras de leite orgânico no Brasil.

Empresas produtoras de leite orgânico no Brasil.

O relatório anual da Global Organic Dairy Market (2019), indica que o mercado global de alimentos e bebidas orgânicos está se expandindo, tendo alcançado US$ 90 bilhões, representando 4% dos produtos consumidos em 2017. O gasto global per capita com produtos orgânicos chega a US$ 12,1, indica Global Organic Dairy Market,  no Brasil, esse gasto é de US$ 5,00, o que mostra que há ainda um enorme potencial de expansão no mercado doméstico. 

Conheça a produção orgânica de óleo de babaçu em Lago do Junco (MA)

Conheça a produção orgânica de óleo de babaçu em Lago do Junco (MA)

Para nós, o reconhecimento, a luta, a valorização do produto, o crescimento econômico e a qualidade de vida das pessoas que a gente tem visto no dia a dia é fantástico. O que a gente queria, dentro dessa cooperativa, com esses trabalhadores rurais, é que a gente fizesse essa parte de comercializar, e fazer com que eles tomassem de conta dessa gestão, que é o mais importante”, afirma o presidente da cooperativa, Raimundo Ermínio. 

Mercado para farinha de trigo orgânica cresce no Brasil

Mercado para farinha de trigo orgânica cresce no Brasil

O Grupo OCRIM registrou um crescimento de vendas de farinha orgânica entre os anos de 2019 e 2021 da ordem de 2,4 vezes comparativamente aos anos de 2017 e 2019. Em comparação ao percentual registrado em 2017 e 2021, houve um aumento significativo de cerca de 106%. 

Ciência e tecnologia disruptiva levam inovação à indústria de alimentos

Ciência e tecnologia disruptiva levam inovação à indústria de alimentos

Além disso, observou Sylvia, “os equipamentos utilizados na produção são cada vez mais sofisticados, mais inteligentes, ou seja, fazem uso da inteligência artificial para criar bases de dados e transmitir informações para outros equipamentos, e esses dados são úteis para a gestão do produtor.”

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.