
Plantio de árvores nativas da Amazônia recupera áreas de preservação permanente no Sudeste do Pará
O plantio de espécies nativas para recuperação de áreas de preservação permanente e a implantação de SAFs são recomendados para restauração florestal na região amazônica.

Conheça o futuro agroflorestal que está sendo planejado e executado pela Preta Terra
Práticas agroflorestais difundidas pela empresa trazem resiliência climática e financeira para produção agropecuária no Brasil e no mundo.

Sistemas agroflorestais com uso de espécies nativa
A presente cartilha deve ser encarada como uma ferramenta tanto para o agricultor que pretende integrar culturas agrícolas com espécies nativas, conforme os preceitos das legislações ambientais vigentes, quanto para os técnicos e extensionistas que possuem um papel essencial na orientação e acompanhamento dessas atividades no estado. Nela estão descritas as possibilidades de implantação de SAF considerando especificidades como tamanho de imóvel, bioma, características do agricultor, nível de restrição das áreas dentro do imóvel, como Área de Uso Alternativo do Solo, Área de Preservação Permanente – APP e Reserva Legal, e área com presença de vegetação nativa remanescente ou natural. Esperamos que este conteúdo possa incentivar essas práticas, contribuindo para a valorização da cultura agroflorestal que aos poucos vai sendo retomada nas diversas regiões do estado de São Paulo.

Agrofloresta do Lagamar e Vale do Ribeira – SIAMA
Cartilha de Agrofloresta do Lagamar e Vale do Ribeira, Este…

Agrofloresta do Rio de Janeiro – SIAMA
Este material faz parte de uma série de três cartilhas agroflorestais produzidas pelo SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica) com o objetivo de difundir conhecimentos técnicos sobre sistemas agroflorestais (SAFs) com um olhar voltado para a realidade de agricultoras e agricultores familiares, pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais.