
Startup foi dos R$ 5 mil aos R$ 100 milhões unindo agricultores ao consumidor
A startup paulista Raízs recentemente lançou um aplicativo para ampliar as vendas; em um mês, ele já é responsável por 33% da receita. No Brasil, as estimativas são ainda mais otimistas, com o setor de alimentos e bebidas saudáveis alcançando US$ 25,8 bilhões em 2024, um crescimento anual de 4,4%.

Raízs conecta produtores de orgânicos ao consumidor final com inteligência artificial
“Desenvolvemos um modelo que conecta direto o pequeno produtor ao consumidor final. Sem utilizar intermediários, o modelo foi criado para valorizar a agricultura familiar e proteger a margem do produtor. A tecnologia facilita a logística e o fluxo de produção, já que 100% do nosso estoque ou está na terra ou em trânsito, quase num modelo “just in time.”

Tecnologia permite retirar do solo apenas os alimentos que serão consumidos
Raizs combina conhecimento e inteligência artificial com base nos pedidos recebidos e na sazonalidade de cada um dos itens. De acordo com informações do último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), intitulado “Índice de Desperdício de Alimentos”, cerca de 14% dos alimentos produzidos no mundo são perdidos entre a colheita e o transporte por falta de tecnologias integrativas. Nesse sentido, a Raízs, foodtech de orgânicos e saudáveis, pioneira em valorizar o pequeno produtor, investe em inteligência artificial exclusiva para prever o que será consumido entre seus clientes e assim retirar do solo apenas o que for consumido, evitando o desperdício de alimentos.