
Transição agroecológica mostra a relevância das redes sociotécnicas e da governança participativa para o desenvolvimento territorial sustentável
A publicação oferece subsídios para a identificação de demandas prioritárias e à definição de meios de construção coletiva da realidade, em apoio à transição agroecológica no Leste Paulista. Contribui ainda para que as comunidades rurais e seus parceiros da extensão rural, ensino e pesquisa agropecuária promovam ações integradas nos seus territórios e inspire avanços na geração de novos conhecimentos relacionados ao desenvolvimento territorial rural, com enfoque agroecológico. Concorre para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, contemplando os objetivos ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação. Aponta para estratégias de produção sustentável de alimentos e oferece orientação metodológica em processos participativos, de fortalecimento da agroecologia nos territórios, que atendam as populações mais vulneráveis do campo e da cidade.

Governo oferece redução de 2% em impostos para produtores orgânicos
Novo Plano Safra visa ampliar o alcance da agricultura sustentável e democratizar o acesso às produções. O governo brasileiro anunciou, na última quarta-feira, 03 de julho, uma redução de 2% no valor dos impostos de produtores que utilizam recursos orgânicos. O Plano Safra 2024/2025 foi apresentado com foco na sustentabilidade, com o objetivo de amplificar o acesso da população a itens livres da ação de pesticidas e com melhor qualidade.

R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica
Volume de recursos do BNDES e do Banco do Brasil, via Fundação BB, para retomada do Ecoforte é o maior da história e dará prioridade a mulheres, jovens e povos tradicionais.

Programa Florestas Produtivas permitirá mais alimentos e restauração florestal no país
A iniciativa prevê assistência técnica, extensão rural e crédito especial. Etapa inaugural beneficiará 1.680 famílias em 21 assentamentos no Pará. Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançou hoje (3/7) o decreto do Programa Nacional de Florestas Produtivas que, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), tem como objetivo a recuperação de áreas degradadas para fins produtivos, para regularização ambiental da agricultura familiar, contribuindo para a ampliação da capacidade de produção de alimentos saudáveis e de produtos da sociobiodiversidade.