
Pecuária orgânica: pesquisador compartilha resultados de pesquisa participativa
A experiência de uma pesquisa participativa com produtores do DF relacionada ao sistema agrossilvipastoril orgânico foi compartilhada pelo pesquisador João Paulo Guimarães, da Embrapa Cerrados, no Seminário Nacional de Pecuária Orgânica em Base Agroecológica realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), na última semana em Brasília (DF).

Manual de Sanidade Pecuária Orgânica: Ruminantes
Este Manual é o terceiro de uma série sobre normas de produção animal orgânica elaborado pelo Instituto do Bem-Estar (IBEM) em parceria com a Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e propõe a difundir as normas de produção animal orgânica, informando o que é proibido, o que é obrigatório e fazendo algumas recomendações.

Manual de Pecuária Orgânica: Ruminantes
A pecuária orgânica e/ou de base agroecológica deve ser amplamente adotada e incentivada principalmente na América do Sul, onde temos condições ideais para o gado: extensas áreas, água e vegetação em abundância, temperatura amena e mão de obra abundante. Este Manual faz parte de uma série sobre os animais criados em sistemas orgânicos de produção agropecuária, regulamentados pela legislação brasileira. Apesar do sistema orgânico de criação de animais estar em crescimento no nosso país e no mundo, ainda é carente de informações técnicas específicas.

Manual de Avicultura Orgânica
Buscando orientar técnicos, produtores, criadores, estudantes, professores e profissionais interessados sobre as normas de criação de aves em sistema orgânico de produção, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto do Bem-Estar (IBEM), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançam o Manual de Avicultura Orgânica, com foco nas galinhas de postura e frangos de corte (Gallus gallus domesticus). A publicação faz parte de uma série sobre produção animal orgânica, sistema de produção que vem crescendo no Brasil e no mundo e é carente de informações técnicas específicas.

Embrapa oferece curso imersivo de Pecuária Leiteira Orgânica em fazendas certificadas
Com essa iniciativa de capacitação, a Embrapa fomenta um mercado promissor e a intenção é habilitar e estimular os participantes para atuar na produção de leite orgânico, optando, com base em conhecimento, pelas tecnologias mais adequadas para cada propriedade a partir de uma visão sistêmica. Este esforço tem resultado numa mobilização da cadeia de leite orgânico há cinco anos para atender ao crescimento de demanda pelo produto no mercado brasileiro. O curso é uma importante oportunidade de discussão do tema produção orgânica, da exploração responsável e racional dos recursos naturais para fins econômicos e do abastecimento de insumos.

Sistemas orgânicos de produção animal.
Com a expansão dos sistemas orgânicos de produção crescem, também, as preocupações da sociedade quantos aos cuidados dos ecossistemas, das pessoas e o bem-estar dos animais.

A Portaria nº 52/2021 do MAPA e a produção animal.
O canal Futuro com Floresta promoveu uma entrevista sobre as mudanças normativas relativas à produção animal com a publicação da Portaria nº 52/2021 do Ministério da Agricultura.

Pesquisa revela detalhes da produção orgânica de leite no RJ
“Porém, pouco se conhece sobre as estratégias realmente utilizadas pelos produtores para contornar os problemas sanitários e nem mesmo se elas são efetivas, o que justificou minha pesquisa junto às unidades de produção”, diz a pesquisadora.

Inteligência artificial a serviço da pecuária leiteira
Fornecedores de leite orgânico da Nestlé, líder em captação de leite no país, estão adotando o monitoramento individual do rebanho por sensores eletrônicos. O projeto, batizado de Cowsense, prevê o uso de inteligência artificial para identificar o comportamento padrão dos animais por meio de coleta de dados com sensores e alertas ao produtor quando esses indicadores se desviam do padrão.

Vencer desinformação é maior desafio para produção de orgânicos
A desinformação, os mitos e os preconceitos são obstáculos que produtores interessados na conversão para orgânicos precisam superar. A avaliação é do auditor fiscal federal agropecuário Marcelo Laurino, do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).