
Algodão orgânico produzido por agricultores familiares do Piauí se destaca como matéria prima de marca de tênis francesa
Agricultores do Piauí recebem capacitação de técnicas de produção para evitar pragas. Cerca de 150 famílias do semiárido piauiense têm uma produção diferenciada que é matéria prima de produtos que ocupam as principais vitrines de lojas de calçados Brasil afora: são produtores de algodão orgânico. Com a certificação, que atesta que o produto é cultivado sem o uso de produtos químicos ou agrotóxicos, o algodão é adquirido por uma exigente empresa francesa que fabrica tênis.

O paraíso lucrativo do herdeiro da família que fundou a Syngenta no sertão da Paraíba
Como o franco-suíço Pierre Landolt transformou um pedaço do Nordeste brasileiro em um oásis de produtividade com a agricultura biodinâmica. No sertão da Paraíba, mais especificamente no município de Patos, um senhor simpático e sorridente toca diariamente as atividades da Fazenda Tamanduá. Não fosse pelo sotaque de quem deixou a França há quase 50 anos, Pierre Landolt seria facilmente confundido com um brasileiro: afeito a boas conversas, com bom humor e apreciador de café.