
Como exportar produtos orgânicos para todo o mundo
As exportações se tornaram uma forma de expandir a base de clientes, aumentar as vendas e fortalecer os negócios. É essencial considerar as diferenças culturais entre o país de origem e o país de destino. Para que um produto importado seja vendido como um produto orgânico, ele deve atender a padrões equivalentes aos aplicados a bens produzidos na União Europeia. Procedimentos foram estabelecidos para esse propósito se alguém deseja comercializar um produto como orgânico. Esses procedimentos dependem da origem dos produtos.

MDA abre edital de seleção para participação na Biofach 2025, maior feira de produtos orgânicos da Europa
Serão selecionados 10 empreendimentos da agricultura familiar com certificação de produção orgânica. Inscrições vão até 11 de novembro.

Brasil Trade Lounge e exponha na Expo West 2025
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) promovem mais uma edição do Brasil Trade Lounge (BTL), oferece a empresas de pequeno porte e que não tem condições de arcar com os custos de participar de uma ferira a oportunidade de expor seu produto para compradores mundiais. Nessa edição, o BTL vai abrir as portas da Expo West 2025, na Califórnia, uma das principais feiras do maior mercado do mundo de produtos naturais e orgânicos e uma importante plataforma de negócios tanto para os países da América quanto mundial. As inscrições vão até dia 8 de novembro. Não perca.

Na SIAL Paris 2024, Brasil quer promover agricultura orgânica e gerar US$ 3 bilhões em negócios
São 18 empresas brasileiras e mais 96 produtos de outras agroindústrias divulgados no pavilhão de em um dos maiores eventos de alimentos e bebidas do mundo. Na abertura oficial do espaço da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), neste domingo (20/10) na SIAL Paris 2024, a mira é ‘encantar’ europeus com o potencial de produção de alimentos orgânicos do Brasil.

EUA: o principal mercado de alimentos orgânicos do mundo
As vendas de alimentos orgânicos nos Estados Unidos em 2022 ultrapassaram a marca de US$ 60 bilhões pela primeira vez, estabelecendo um novo recorde para o setor de produtos orgânicos. As vendas totais de produtos orgânicos nos EUA, incluindo produtos orgânicos não alimentícios, atingiram um nível recorde de US$ 67,6 bilhões, de acordo com a Pesquisa da Indústria Orgânica de 2023 publicada pela Organic Trade Association (OTA). Dez estados representam aproximadamente três quartos (73%) das vendas de 2021. A Califórnia lidera, representando 32% do mercado americano total, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Resumo do mercado de algodão orgânico americano
A produção de algodão orgânico Upland e American Pima em 2023 nos EUA totalizou 39.259 fardos, segundo a informações coletadas de produtores orgânicos, associações de marketing e gins que processam produtos orgânicos algodão. A produção diminuiu 3.624 fardos em relação ao ano anterior. Mais 795 fardos de transição foram relatados. O Texas continua liderando o plantio e a produção de algodão orgânico, com área adicional em Arizona, Califórnia, Geórgia e Novo México.

Tendências do mercado de alimentos e bebidas orgânicos americano
O tamanho do mercado global de alimentos e bebidas orgânicos foi avaliado em US$ 231,52 bilhões em 2023 e deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13,9% de 2024 a 2030. Um dos principais fatores que impulsionam a expansão do mercado é a crescente conscientização sobre os benefícios à saúde associados ao consumo de produtos orgânicos. As vendas de alimentos e bebidas orgânicos devem aumentar como resultado da mudança no comportamento de compra dos consumidores. Além disso, a crescente popularidade de produtos não transgênicos entre os consumidores está impulsionando o crescimento do mercado. O mercado testemunhou um crescimento substancial devido à maior acessibilidade de alimentos e bebidas orgânicos. Os produtos orgânicos não estão mais confinados a lojas de nicho ou mercados de agricultores.

USDA lança ferramentas gráficas para orientar consumidores sobre o selo orgânico
Serviço de Marketing Agrícola do USDA, através do Programa Orgânico Nacional (NOP), lança kit de ferramentas de varejo online para desenvolver a percepção pública sobre o significado e a importância do rótulo orgânico.

As exportações peruanas de produtos orgânicos ultrapassaram US$ 628 milhões em 2022
Entre os principais países compradores de produtos orgânicos do Peru em 2022, destacam-se os Estados Unidos, seguidos pela Holanda e Alemanha. Da mesma forma, os principais produtos orgânicos embarcados são café, cacau, banana, quinoa, gengibre, entre outros.

Produtor de gengibre orgânico aprende cultivo sustentável com abelhas
Capixaba detém título de maior produtividade do país e de maior rizoma colhido, com 10,4 kg. Há mais de 11 anos estou fazendo seleção genética de mudas de gengibre visando crescimento precoce, mais resistência à seca e aos nematóides e maior controle de ervas daninhas”, conta o produtor que, junto com o Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Assistência Rural (Incaper) e o IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) está desenvolvendo sete variedades de gengibre para registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Brasil não tem ainda nenhuma cultivar registrada.