
Confira o webinar com a Coopernatural falando sobre desafios e soluções para a produção orgânica no Brasil
O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) realizou no dia 31 de março o webinar Conversas com Produtores: “Coopernatural – Agricultura Familiar inovando há 20 anos no mercado de orgânicos” para falar sobre os desafios desta atividade, bem como soluções possíveis para gargalos antigos e legislação para orgânicos, entre outros temas.

Câmara aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos agrícolas
De autoria do deputado Zé Vitor (PL-MG), o Projeto de Lei 658/21 foi aprovado com texto do relator, deputado Sergio Souza (MDB-PR), que prevê a dispensa de registro para a produção própria, contanto que não seja comercializada. É instituída ainda uma taxa para financiar o trabalho de registro e fiscalização por parte da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Cooperativa apícola de MG vai exportar 30 toneladas de mel até o fim do ano
A Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi) exportou, este mês, nove toneladas de mel para os Estados Unidos e, até o fim de dezembro, espera-se que outras 21 toneladas sejam enviadas para a Holanda.

Governo oferece redução de 2% em impostos para produtores orgânicos
Novo Plano Safra visa ampliar o alcance da agricultura sustentável e democratizar o acesso às produções. O governo brasileiro anunciou, na última quarta-feira, 03 de julho, uma redução de 2% no valor dos impostos de produtores que utilizam recursos orgânicos. O Plano Safra 2024/2025 foi apresentado com foco na sustentabilidade, com o objetivo de amplificar o acesso da população a itens livres da ação de pesticidas e com melhor qualidade.

R$ 100 milhões do Programa Ecoforte fortalece redes de agroecologia e produção orgânica
Volume de recursos do BNDES e do Banco do Brasil, via Fundação BB, para retomada do Ecoforte é o maior da história e dará prioridade a mulheres, jovens e povos tradicionais.

Programa Florestas Produtivas permitirá mais alimentos e restauração florestal no país
A iniciativa prevê assistência técnica, extensão rural e crédito especial. Etapa inaugural beneficiará 1.680 famílias em 21 assentamentos no Pará. Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançou hoje (3/7) o decreto do Programa Nacional de Florestas Produtivas que, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), tem como objetivo a recuperação de áreas degradadas para fins produtivos, para regularização ambiental da agricultura familiar, contribuindo para a ampliação da capacidade de produção de alimentos saudáveis e de produtos da sociobiodiversidade.