
Pesquisa traça perfil de quem consome produtos orgânicos
Cuidados com a saúde e questões ambientais estão entre as causas da escolha do consumidor. Na comparação entre o perfil socioeconômico do consumidor de 1999 (contemplado no artigo) e o de 2024 (discutido na tese), Cerveira mostra que o percentual de mulheres cresceu (de 62% para 81%), o público consumidor ficou mais jovem (a grande maioria tem entre 21 e 40 anos), a motivação principal para a escolha dos orgânicos passou a ser, além da saúde, as questões ambientais e, com relação aos preços, a disposição para pagar mais caro que o alimento convencional hoje varia entre 10% e 30%, enquanto em 1999 esse percentual ultrapassava os 30%.

Mapa orienta exposição de produtos orgânicos em pontos de venda
Medida evita que consumidor seja induzido a erro na hora da compra; empresas devem proteger itens para evitar contato e contaminação.

Clearspring: valores e princípios nunca mudaram
Maria Dawson começou a trabalhar na Clearspring como Gerente de Vendas e Marketing em 2012. No entanto, ela faz parte da Clearspring há quase toda a sua vida como filha do fundador Christopher Dawson. Maria cresceu cozinhando e comendo produtos Clearspring e apoiando o negócio da família; seja hospedando degustações em lojas, conversando com clientes ou passando “férias” em família visitando fornecedores no Japão. Ela é a enciclopédia definitiva para todas as coisas Clearspring!

As exportações peruanas de produtos orgânicos ultrapassaram US$ 628 milhões em 2022
Entre os principais países compradores de produtos orgânicos do Peru em 2022, destacam-se os Estados Unidos, seguidos pela Holanda e Alemanha. Da mesma forma, os principais produtos orgânicos embarcados são café, cacau, banana, quinoa, gengibre, entre outros.

CEO da Korin fala sobre os desafios de comercializar orgânicos no País
Falta de incentivos fiscais, lacuna no campo da pesquisa e carência de incentivos governamentais. O CEO da Korin Alimentos conta o que está por trás do custo dos orgânicos no Brasil.

Agricultura: Mantiqueira BR é pioneira na oferta de produtos orgânicos
Segundo o diretor de negócios da Solobom, Leandro Testa, os agricultores estão investindo em práticas agrícolas que protejam, regenerem e aumentem a produtividade do solo. “Em meio à crescente preocupação global com a sustentabilidade, a agricultura regenerativa desponta como uma tendência crucial para o futuro do setor. Cada vez mais, se reconhece a importância de práticas agrárias que protejam o meio ambiente para as gerações futuras.

As vendas globais de alimentos e bebidas orgânicos atingiram 127 mil milhões de euros em 2022. Isto representa um crescimento de 80% desde 2018
A Ecovia Intelligence tem feito pesquisas contínuas no mercado global de produtos orgânicos e sustentáveis desde a nossa formação em 2001. Pesquisa mostra que os EUA têm o maior mercado para produtos orgânicos, gerando quase metade das vendas globais. A Dinamarca tem a maior quota de mercado de produtos biológicos, com 12%.

Vinagre de maçã orgânico: toque especial em alimentos que ajudam a manter a forma
Além das saladas, o tão difundido shot matinal tem o vinagre de maçã entre os ingredientes principais. A depender das substâncias que entram na composição, a bebida contribui para dar mais energia e desintoxicar o organismo.

A distribuição de produtos orgânicos no Canadá
O volume de negócios do mercado foi de 6,936 mil milhões de dólares canadenses (CAD) em 2020, um aumento em relação aos 5,4 mil milhões em 2017. 66% dos canadenses compram produtos orgânicos todas as semanas: Geração Z (aqueles nascidos entre 1996 e 2010) e Geração Y (geração millennials, nascidos entre (início da década de 1980 e final da década de 1990) são os que mais compram produtos orgânicos. Em 2020, os produtos orgânicos representaram 46% das compras semanais da Geração Z e 32% da Geração Y.

Nossas publicações sobre o “Mundo Orgânico”
Confira os manuais orgânicos do CI Orgânicos, como forma de impulsionar a cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos, o Centro de Inteligência em Orgânicos – CI Orgânicos, da Sociedade Nacional de Agricultura-SNA, desenvolve iniciativas para integrar e difundir informações e conhecimentos do setor.