
Colégio Agrícola de Umuarama é primeiro a obter certificação orgânica no Paraná
A entrega do certificado aconteceu durante a 37ª edição do Show Rural Coopavel. O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama (Caeu) foi o primeiro no estado do Paraná a receber a certificação de produção orgânica, que é auditada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A certificação permite ao colégio utilizar o selo federal do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) em seus produtos.

Publicada Portaria Interministerial reconhecendo as instituições certificadoras para o desconto de 0,5 ponto percentual na taxa de juros de custeio
Foram reconhecidos, para efeito do disposto na Resolução CMN nº 5.152, os programas de certificação de sustentabilidade: Produção Integrada – PI BRASIL; Boas Práticas Agrícolas – BPA; e Produção Orgânica. Nesta quarta-feira (13), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria Interministerial Mapa/MF nº 22, que reconhece as instituições certificadoras, Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opacs) e instituições reconhecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nos Programas de Produção Integrada (PI Brasil) e de Boas Práticas Agrícolas (BPA) no âmbito da Resolução nº 5.152 do Conselho Monetário Nacional (CMN).
A certificação é necessária para a comprovação de médios e grandes produtores rurais que adotam práticas produtivas sustentáveis obterem uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa de juros de custeio. A medida foi implementada pela Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 5.152, publicada em 2 de julho de 2024, e tem como objetivo estimular a sustentabilidade no setor agropecuário.

Agroecologia e Agricultura Orgânica: princípios, métodos e práticas – INCAPER
Os temas aqui apresentados, como manejo do sistema produtivo; equilíbrio ecológico; reciclagem e adubações orgânicas; biofertilização líquida; uso de fertilizantes minerais de baixa solubilidade; adoção de práticas de rotação de culturas, consórcios e sistemas agroflorestais; manejo ecológico e alternativo de pragas e patógenos; manejo de colheita e pós-colheita; e conversão da propriedade para sistemas orgânicos, oferecem uma visão holística do manejo sustentável de sistemas produtivos. Esta publicação reforça o compromisso do Incaper em contribuir para o desenvolvimento rural sustentável do Estado do Espírito Santo, e demonstra a viabilidade da produção de alimentos com preservação dos recursos naturais.

SPG – Sistema Participativo de Garantia na agricultura orgânica
Esta publicação tem o objetivo de fazer os produtores orgânicos entenderem mais sobre a importância e o funcionamento dos Sistemas Participativos de Garantia. Aproveite para ler, entender e colher bons frutos com as dicas. A legislação brasileira prevê três diferentes maneiras de garantir a qualidade orgânica dos seus produtos: a Certificação, os Sistemas Participativos de Garantia e o Controle Social para a Venda Direta sem Certificação. Os chamados Sistemas Participativos de Garantia, junto com a Certificação, compõem o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica – SisOrg.

OCS – Controle Social, venda direta ao consumidor de produtos orgânicos
Esta publicação mostra como funciona o controle social na garantia da qualidade orgânica na venda direta ao consumidor por agricultores familiares sem certificação. Em cada capítulo, você vai poder contar com dicas, esclarecimentos e orientações importantes para que a sua produção de orgânicos ganhe a credibilidade e o respeito dos consumidores finais.

O que são Produtos Orgânicos?
Entenda aqui a definição de orgânico pela legislação brasileira. Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

O que define um alimento como orgânico e como ele obtém essa certificação?
Cada vez mais brasileiros desejam consumir produtos livres de insumos tóxicos: mais de um terço já compra orgânicos regularmente. Respondendo à busca cada vez maior do consumidor por uma alimentação saudável e com menor impacto ambiental, os números dão uma amostra de como este mercado que, segundo o Organic Food Global Marketing Report 2024 deve alcançar globalmente 489,75 bilhões de dólares em 2028, apresenta uma curva acentuada de crescimento também no Brasil.

Rio Grande do Sul terá prazo ampliado para renovação de certificados de produtos orgânicos após enchente
Medida foi tomada para que os produtores possam focar na reconstrução de suas propriedades e plantios. No Rio Grande do Sul, a Coordenação de Produção Orgânica (CPOR) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) decidiu prorrogar os prazos das verificações necessárias para a renovação dos certificados de produtos orgânicos (recertificações).

Sementes Crioulas e Famílias Guardiãs em Terras Capixabas
A publicação se destina às pessoas que se preocupam com a soberania e segurança alimentar e nutricional e presta uma grande homenagem aos guardiões e guardiãs da agrobiodiversidade capixaba, técnicos(as) e demais sujeitos que contribuem para o resgate, multiplicação e conservação das sementes crioulas. Somos muito gratos por este belo trabalho!

Garantia da Qualidade Orgânica: Certificação Orgânica e Controle Social
Além de esclarecer sobre a certificação orgânica, o controle social e a forma que os produtos orgânicos são identificados no mercado, esta cartilha apresenta diversas técnicas de importância agronômica e ambiental que são utilizadas no sistema orgânico de produção, como por exemplo, a cobertura do solo, adubação verde, caixa seca, barreira vegetal, fossa séptica biodigestora, dentre outras.