Biocontrole

Óleo essencial de alecrim-do-mato é capaz de controlar fungos e bactérias em culturas agrícolas

Óleo essencial de alecrim-do-mato é capaz de controlar fungos e bactérias em culturas agrícolas

Estudos liderados pela Embrapa Semiárido (PE) apontam que o óleo essencial extraído do alecrim-do-mato (Lippia sp. Schauer – Verbenaceae), espécie nativa da Caatinga, tem um vasto potencial comercial para a produção de defensivos agrícolas biológicos. As pesquisas revelaram altos níveis de timol e carvacrol nas folhas da planta, compostos reconhecidos por sua forte ação antimicrobiana contra diversos microrganismos de importância agrícola. Óleos essenciais, segundo a Organização Internacional para Padronização (ISO), são produtos derivados de partes vegetais por destilação a vapor ou esmagamento de cascas de frutas cítricas. São composições complexas de substâncias voláteis, líquidas, sem cor ou levemente amareladas, reconhecidas pelo seu aroma e sabor característicos. Esses óleos oferecem uma ampla gama de aplicações na indústria química, farmacêutica, de aromas e fragrâncias, além da indústria alimentícia.

Produtos Comerciais à Base de Agentes de Biocontrole de Doenças de Plantas

Produtos Comerciais à Base de Agentes de Biocontrole de Doenças de Plantas

Essa publicação retrata pontualmente parte do mercado mundial dos agentes de biocontrole de doenças de plantas disponíveis e deve ser analisada como um retrato do momento. Há necessidade de enfatizar que a inclusão ou omissão de um produto comercial, bem como a recomendação para o controle de determinada doença não subentende julgamento sobre sua eficiência por parte dos autores e da Embrapa.

Como o Brasil se tornou o maior produtor e consumidor de produtos de biocontrole

Como o Brasil se tornou o maior produtor e consumidor de produtos de biocontrole

Três possíveis razões para o Brasil emergir como o maior produtor e usuário de agentes de biocontrole do mundo são a área cultivada, a ocupação constante dessas áreas cultivadas e também as condições climáticas. A produção agrícola do Brasil desempenha um papel fundamental na segurança alimentar global, como pode ser comprovado pela sua produção substancial. Em 2021/2022, o Brasil produziu 127 milhões de toneladas de soja (≅ 38% da produção mundial) em ≅ 42 milhões de hectares; 656 milhões de toneladas de cana-de-açúcar (≅ 40% da produção mundial) em ≅ 9 milhões de ha; 50 milhões de sacas (60 kg cada saca) de café (≅ 33% da produção mundial) em 1,9 milhão de ha; 116,5 milhões de toneladas de milho (≅ 11% da produção mundial) em 22 milhões de hectares, entre outras importantes culturas alimentícias, rações, fibras e combustíveis (Agrianual, 2022). A produção de todas essas culturas é altamente dependente tanto das condições climáticas quanto do controle de doenças de plantas, pragas e ervas daninhas.

Biocontrole de Doenças de Plantas, publicação

Biocontrole de Doenças de Plantas, publicação

Esta publicação da Embrapa Meio-Ambiente apresenta uma série de trabalhos de controle biológico em diferentes culturas. Um dos objetivos é apresentar alternativas que permitam a redução no uso dos agrotóxicos.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.