Biocontrole de Doenças de Plantas

Bioinsumos para produção orgânica serão apresentados na Bio Brazil Fair

Bioinsumos para produção orgânica serão apresentados na Bio Brazil Fair

Promip terá estande na feira para apresentar suas tecnologias.

Insumos biológicos e outras tecnologias para a produção orgânica serão apresentadas para agricultores e demais interessados durante a Bio Brazil Fair I Biofach América Latina 2025, que ocorre de 11 a 14 de junho, em São Paulo (SP), e é considerada uma das maiores feiras de produtos orgânicos, naturais e saudáveis da América Latina. A Promip, empresa brasileira pioneira na pesquisa e produção de bioinsumos, estará apresentado suas tecnologias durante o evento.

Mapa alcança 60 especificações de referência para o controle de pragas

Mapa alcança 60 especificações de referência para o controle de pragas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a Portaria nº 1.127, que eleva para 60 o número de especificações de referência (ER) de produtos fitossanitários com uso aprovado para a agricultura orgânica. As novas ER são de amplo acesso e devem facilitar o registro de produtos à base de agentes biológicos de controle.

Óleo essencial de alecrim-do-mato é capaz de controlar fungos e bactérias em culturas agrícolas

Óleo essencial de alecrim-do-mato é capaz de controlar fungos e bactérias em culturas agrícolas

Estudos liderados pela Embrapa Semiárido (PE) apontam que o óleo essencial extraído do alecrim-do-mato (Lippia sp. Schauer – Verbenaceae), espécie nativa da Caatinga, tem um vasto potencial comercial para a produção de defensivos agrícolas biológicos. As pesquisas revelaram altos níveis de timol e carvacrol nas folhas da planta, compostos reconhecidos por sua forte ação antimicrobiana contra diversos microrganismos de importância agrícola. Óleos essenciais, segundo a Organização Internacional para Padronização (ISO), são produtos derivados de partes vegetais por destilação a vapor ou esmagamento de cascas de frutas cítricas. São composições complexas de substâncias voláteis, líquidas, sem cor ou levemente amareladas, reconhecidas pelo seu aroma e sabor característicos. Esses óleos oferecem uma ampla gama de aplicações na indústria química, farmacêutica, de aromas e fragrâncias, além da indústria alimentícia.

Produtos Comerciais à Base de Agentes de Biocontrole de Doenças de Plantas

Produtos Comerciais à Base de Agentes de Biocontrole de Doenças de Plantas

Essa publicação retrata pontualmente parte do mercado mundial dos agentes de biocontrole de doenças de plantas disponíveis e deve ser analisada como um retrato do momento. Há necessidade de enfatizar que a inclusão ou omissão de um produto comercial, bem como a recomendação para o controle de determinada doença não subentende julgamento sobre sua eficiência por parte dos autores e da Embrapa.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.