
Pesquisa traça perfil de quem consome produtos orgânicos
Cuidados com a saúde e questões ambientais estão entre as causas da escolha do consumidor. Na comparação entre o perfil socioeconômico do consumidor de 1999 (contemplado no artigo) e o de 2024 (discutido na tese), Cerveira mostra que o percentual de mulheres cresceu (de 62% para 81%), o público consumidor ficou mais jovem (a grande maioria tem entre 21 e 40 anos), a motivação principal para a escolha dos orgânicos passou a ser, além da saúde, as questões ambientais e, com relação aos preços, a disposição para pagar mais caro que o alimento convencional hoje varia entre 10% e 30%, enquanto em 1999 esse percentual ultrapassava os 30%.

Conab e UnB lançam piloto para monitorar safras de produtos orgânicos, agroecológicos e da sociobiodiversidade
Propor uma metodologia de monitoramento digital das safras de alimentos orgânicos, agroecológicos e provenientes da sociobiodiversidade. Este é o objetivo do Monitora Safra Saudável, um projeto da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) junto com o Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar da Universidade de Brasília (Cegafi-UnB). A parceria visa também somar esforços na geração de dados, de forma a complementar as informações já disponibilizadas pela Companhia. “A partir desta iniciativa, espera-se obter um panorama da atual situação da produção orgânica, agroecológica e da sociobiodiversidade no país. Esses dados irão auxiliar na criação de políticas e programas mais assertivos, a fim de investir em estratégias para fortalecer seus mercados e fomentar as ações de segurança e soberania alimentar”, destaca o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto.

Clearspring: valores e princípios nunca mudaram
Maria Dawson começou a trabalhar na Clearspring como Gerente de Vendas e Marketing em 2012. No entanto, ela faz parte da Clearspring há quase toda a sua vida como filha do fundador Christopher Dawson. Maria cresceu cozinhando e comendo produtos Clearspring e apoiando o negócio da família; seja hospedando degustações em lojas, conversando com clientes ou passando “férias” em família visitando fornecedores no Japão. Ela é a enciclopédia definitiva para todas as coisas Clearspring!

Cresce a busca por produtos orgânicos no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro é o segundo maior mercado consumidor de orgânicos da América Latina. Uma das primeiras iniciativas de venda de alimentos orgânicos no Estado do Rio de Janeiro aconteceu em Nova Friburgo, na Feirinha da Saúde, nos anos de 1980. Na cidade também foi fundada a ABIO (Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro). Nos anos 90, ficou famosa a Feira da Glória, na cidade do Rio de Janeiro, e que permanece até hoje.

Gustavo Aronovick, do Armazém Sustentável, destaca a importância dos produtos orgânicos na Rio Gastronomia 2024
Em sua nona participação no evento, Gustavo compartilhou suas impressões sobre a edição deste ano e destacou a importância de eventos como este para produtores do interior do estado do Rio de Janeiro. “O Rio Gastronomia é uma festa linda, com shows e o melhor da gastronomia do Rio de Janeiro. E o mais interessante é que valoriza nós, produtores do interior do estado, como o Armazém Sustentável,” disse Gustavo.

Descubra os benefícios dos produtos orgânicos
Em uma era em que saúde, sustentabilidade e qualidade são primordiais, escolher produtos orgânicos nunca foi tão crucial. Nosso relatório abrangente abrange os benefícios de frutas e vegetais orgânicos, fornecendo insights valiosos apoiados por pesquisas robustas e estatísticas convincentes. Seja você um defensor dedicado da vida orgânica ou apenas começando a explorar suas vantagens, este relatório é seu guia essencial para entender como os produtos orgânicos podem melhorar sua saúde, apoiar o meio ambiente e beneficiar comunidades agrícolas.