
Como exportar produtos orgânicos para todo o mundo
As exportações se tornaram uma forma de expandir a base de clientes, aumentar as vendas e fortalecer os negócios. É essencial considerar as diferenças culturais entre o país de origem e o país de destino. Para que um produto importado seja vendido como um produto orgânico, ele deve atender a padrões equivalentes aos aplicados a bens produzidos na União Europeia. Procedimentos foram estabelecidos para esse propósito se alguém deseja comercializar um produto como orgânico. Esses procedimentos dependem da origem dos produtos.

Correio Braziliense Agro debate programas voltados para orgânicos e combate à fome
O “Alimento no Prato” (Planaab) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) foram detalhados no programa CB.Agro — parceria entre o Correio e a TV Brasília — nesta sexta-feira (18/10). Aos jornalistas Roberto Fonseca e Arthur de Souza, Joe Valle, engenheiro florestal pela Universidade de Brasília (UnB) e produtor de alimentos orgânicos, explicou que esses programas têm condições de enfrentar a fome diretamente.

Desconhecimento e burocracia dificultam acesso a crédito para produção de orgânicos
Linhas de crédito específicas para a produção orgânica têm baixíssima adesão no Brasil; Estudo revela os motivos. Estudo da Universidade de Brasília e Embrapa Cerrados com 2.325 produtores mapeou motivos de baixo acesso a linhas de crédito do Pronaf para produção orgânica.

Acesso à produção orgânica ainda é desafio para agricultores familiares
Apesar de programas e assistências voltadas à produção orgânica e familiar, produtores enfrentam uma série de barreiras para colocar modelo em prática.

Número de produtores de orgânicos certificados cresce 63% em dois anos, no norte pioneiro do PR
Em parceria com os municípios, o Sebrae/PR, via Sebraetec, oferece as capacitações dos agricultores interessados na produção de orgânicos, necessárias para a busca da certificação das propriedades. O incentivo contribui para a redução significativa nos custos dos produtores para a adequação de estufas e manejo da terra. Desde 2020, mais de 200 conquistaram o selo com esse apoio.

TerraSana: produtos orgânicos deliciosos e puros
A TerraSana é pioneira na indústria de alimentos orgânicos desde sua fundação em 1979. Quais valores pessoais ou sociais inspiraram você a começar esta empresa? Há 40 anos, Kees plantou as sementes para a TerraSana. Como filho de um merceeiro, ele aprendeu desde cedo como o sabor puro e o que os alimentos orgânicos fazem às pessoas e à natureza. Seu amor inato por alimentos puros sem aditivos é o coração da alimentação positiva. A TerraSana não cabe mais no sótão onde começou, mas ainda é um negócio familiar de pessoas que compartilham o DNA da alimentação positiva.

Curitiba se destaca na produção de orgânicos em hortas comunitárias
Atualmente, Curitiba conta com 170 hortas urbanas comunitárias, escolares e institucionais (mantidas por asilos, por exemplo) espalhadas por toda a cidade, com destaque para os bairros Sítio Cercado, CIC, Tatuquara, Alto Boqueirão, Pinheirinho, Uberaba, Xaxim, Fazendinha, Campo do Santana, Caximba e Boqueirão.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, a atividade envolve aproximadamente 5.828 pessoas diretamente e beneficia cerca de 42.596 pessoas indiretamente, entre produtores, familiares e vizinhos.

Orgânicos: Foodtech Diferente quer triplicar faturamento em 2024 para mais de R$ 60 milhões
A Diferente, foodtech de alimentos orgânicos, quer triplicar o faturamento em 2024, para mais de R$ 60 milhões, ante R$ 23 milhões em 2023. A startup planeja aprimorar e expandir o uso de tecnologia baseada em inteligência artificial. A PitaIA, da qual a Diferente é proprietária, é capaz de aprender as preferências e restrições alimentares do cliente, permitindo sugestões personalizadas para cada cesta de compras feitas no aplicativo.

Agricultores orgânicos pedem preços justos e reconhecimento da entrega de bens públicos
A medida que milhares de agricultores orgânicos se juntam aos protestos em toda a Europa, o movimento dos alimentos e da agricultura orgânica apela a preços justos tanto para os consumidores como para os agricultores que adoptam práticas mais ecológicas, mas adverte que as preocupações legítimas sobre preços e concorrência injustos não devem ser mal orientadas em relação à proteção da saúde e da natureza.