
Produtor de São Paulo terá ferramenta digital para certificação de orgânicos
A produção de orgânicos terá uma nova ferramenta digital voltada para agricultores de Campinas, no Estado de São Paulo. A Embrapa Territorial e a Associação de Agricultura Natural de Campinas (ANC) firmaram parceria para substituir os formulários de papel utilizados no processo de certificação por um aplicativo de celular.

Com algodão agroecológico, borracha da Amazônia e couro orgânico, a Veja empacota sustentabilidade em forma de tênis
Ter um produto que provoque impacto socioambiental positivo em todas as etapas da cadeia produtiva é o objetivo da Veja, marca de tênis franco-brasileira fundada em 2005 por Sébastien Kopp e François-Ghislain Morillion.

Ferramenta digital vai facilitar vida de produtor de orgânicos em São Paulo
Uma novidade deve transformar o dia a dia de quem vive da agricultura orgânica em Campinas, no interior de São Paulo. Os velhos formulários de papel, que tomavam tempo e energia dos produtores para manter a certificação dos alimentos, estão com os dias contados.

Impactos do novo regulamento orgânico da UE nas cadeias de valor dos pequenos produtores
O novo regulamento orgânico da UE N° 2018/848 traz mudanças substanciais para a produção orgânica em países terceiros. Com a mudança do sistema de importação orgânica da UE para conformidade com o Regulamento da UE em 1º de janeiro de 2025, os pequenos produtores enfrentam novas demandas significativas para continuar abastecendo o mercado europeu. Cerca de 2.000 grupos de produtores atualmente certificados para o mercado da UE precisam se adaptar ou correm o risco de desistir ou perder a certificação orgânica durante seu primeiro controle das novas regras em 2025, o que interromperia o fornecimento de muitos produtos orgânicos.

Procura por produtos orgânicos em Portugal aumenta
O número de agricultores orgânicos aumentou significativamente nos últimos anos. Olivais, pastagens, nozes, fruticultura e horticultura são as culturas com o maior número de produtores. Com uma população de mais de 10 milhões, as vendas de produtos orgânicos embalados e bebidas em Portugal foram avaliadas em € 60,5 milhões.