Ciência e tecnologia disruptiva levam inovação à indústria de alimentos
Na área de inovação, a diretora da SNA falou sobre a importância das pesquisas científicas para o desenvolvimento e melhoria de produtos e destacou que as tecnologias de laboratório conseguem diferenciar certos alimentos, “como no caso das batatas, por exemplo, que, por meio da tecnologia Crispr não ficam manchadas e duram mais tempo nas prateleiras dos supermercados.”
A união faz a força
São vários aprendizados, e a gente vem evoluindo a cada dia tanto na produção de grãos quanto na produção de ovos e na distribuição comercial. Antes mesmo de termos nossa primeira galinha, já tínhamos o milho, por entender a importância de desenvolver a cadeia como um todo. Então, de lá para cá, avançamos bastante em aspectos como a conversão de pastagens, modelo produtivo, escolha de variedades, formulação das rações e também evoluímos na logística da distribuição.
Gestão empresarial com padrões ESG promove diferenciação no mercado
No entanto, observou a coordenadora do CI Orgânicos, para que haja diferenciação de mercado a partir das práticas ESG, “é preciso que o empreendedor leve em consideração alguns aspectos como as necessidades e exigências dos consumidores; o tipo de estratégia e o modelo de negócio a ser adotado; a análise de investimentos, custos e retorno; como ter credibilidade e fugir do “greenwashing”; conhecer os propósitos das fintechs e do setor financeiro e implementar parcerias”.
Produção Orgânica e Agroecológica, Uma das Ferramentas da Sustentabilidade Ambiental
Coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos, da SNA, explica que o mercado brasileiro de alimentos produzidos sem agrotóxicos é impulsionado pelo aumento do número de consumidores em busca de produtos mais saudáveis, com foco na produção orgânica e Agroecológica, uma das ferramentas da sustentabilidade ambiental.
Agricultura regenerativa e manejo biológico favorecem produção em grande escala
Um dos focos do GAAS está no aproveitamento de recursos regionais na produção, incluindo desde mão de obra a insumos como fosfato natural, pó de rocha, entre outros. Além disso, salientou o Presidente do GAAS, a produção de fungos e bactérias com assessoramento técnico promove a redução dos custos de produção, que, segundo ele, ” é o principal motivo pelo qual as pessoas ingressam no grupo de agricultura sustentável.”
Produção biodinâmica promove a sustentabilidade no semiárido brasileiro
A agricultura biodinâmica é um modelo agrícola de produção que, assim como a agricultura orgânica, não utiliza adubos químicos, venenos herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios. Além disso, seus impactos são bastante visíveis para a sustentabilidade ambiental. As práticas adotadas são destinadas a restaurar, manter e melhorar o equilíbrio ecológico e a diversificação de culturas.
Banco de sementes em plataforma tecnológica pode alavancar a cadeia de grãos orgânicos.
De modo geral, destacou o Barbieri da Raiar Orgânicos, “a cadeia orgânica requer uma grande necessidade de coordenação antecipada e planejada, ao contrário das cadeias tradicionais. Os problemas precisam ser detectados ainda na fase inicial de produção.”
Estruturação da Cadeia Produtiva de Grãos Orgânicos
Conversa com a Raia Orgânicos sobre como pretende revolucionar o mercado de grãos orgânicos.
Estratégias de posicionamento podem impulsionar exportação de orgânicos brasileiros
“Certificação é uma chancela para atestar a qualidade do produto e que pode atender às exigências de outros países”, ressaltou Alexandre Schuch da Ecocert Brasil, lembrando ainda que a valorização da biodiversidade e da sustentabilidade são demandas cada vez mais presentes nas empresas estrangeiras, criando oportunidade para produtores de regiões ribeirinhas no Brasil.
Como preparar-se para exportar alimentos orgânicos.
Sua empresa está pronta para exportar alimentos orgânicos? Que…




