Práticas Sustentáveis

Estufa Ecológica – Uso do bambu em bioconstruções

Estufa Ecológica – Uso do bambu em bioconstruções

A utilização do bambu em bioconstruções, em especial na estrutura de estufas ou cultivos protegidos é muito interessante sob o ponto de vista econômico, pois os materiais utilizados nas estufas convencionais atingem muitas vezes um valor inacessível para grande parte dos agricultores familiares. Essa vantagem no custo menor é o que mais ressalta aos olhos, mas a utilização do bambu nas propriedades deve ser ampliada pela visão da agroecologia, a qual não se atem apenas na viabilidade econômica de uma atividade. Com o enfoque agroecológico entende-se que uma agricultura sustentável deve ser complementada pela questão ambiental e social na construção de processos de desenvolvimento rural sustentável, nos quais o bambu que é considerado “a planta dos mil usos” encaixa-se bem nessa filosofia.

Agroecologia: alguns conceitos e princípios

Agroecologia: alguns conceitos e princípios

O presente artigo pretende ser uma contribuição ao debate conceitual sobre Agroecologia e, ao mesmo tempo, um texto de apoio para os formuladores e executores de programas de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER que sigam as orientações da nova Política Nacional de Ater, instituída no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a qual destaca a importância de ações capazes de dar sustentação a um efetivo processo de transição agroecológica, baseada nos princípios da Agroecologia.

Regeneração natural de florestas captura carbono mais rápido do que se pensava

Regeneração natural de florestas captura carbono mais rápido do que se pensava

O reconhecimento de como a natureza pode ajudar a combater a crise climática tem aumentado. Da proteção às florestas já existentes ao plantio de novas árvores, as florestas oferecem benefícios significativos em termos de mitigação climática. Somando-se a essas vantagens, uma nova pesquisa mostra que deixar as florestas se regenerarem por conta própria pode ser uma arma secreta no combate às mudanças climáticas.

Investimentos de impacto e sociobiodiversidade beneficiam a Amazônia sustentável

Investimentos de impacto e sociobiodiversidade beneficiam a Amazônia sustentável

Os investimentos de impacto na Amazônia, que garantem um resultado social ou ambiental positivo com retorno financeiro, o capital filantrópico e a valorização da sociobiodiversidade (relação entre bens e serviços gerados a partir de recursos naturais) poderão abrir caminho para o desenvolvimento sustentável da região. O assunto foi um dos destaques do webinar “Cadeias sustentáveis focadas na biodiversidade e no extrativismo”, organizado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) em parceria com a Beraca, empresa fornecedora de insumos naturais para o setor de cosméticos e que atua na região amazônica.

Sustentabilidade poderá trazer bilhões para o agro, afirma especialista

Sustentabilidade poderá trazer bilhões para o agro, afirma especialista

No quesito planeta, Fava destaca a importância de produzir com eficiência e responsabilidade; seguir as regras ambientais, proteger a biodiversidade e as florestas; diminuir o desmatamento, aumentar a recuperação de áreas degradadas, promover o uso de fontes sustentáveis de energia, reduzir os resíduos, reciclar e estimular a economia circular, medir a pegada de uso da água, das emissões de carbono e de energia e criar mecanismos de financiamento e recompensas ambientais.

O que é extrativismo sustentável orgânico?

O que é extrativismo sustentável orgânico?

O que define a atividade é a conservação dos recursos naturais, manutenção do ecossistema, assim como a diversidade biológica que se desenvolve no ambiente local e a região em que está inserido, respeitando a singularidade cultural. O extrativismo sustentável também pode ser orgânico, sendo esta uma estratégia fundamental para promover a conservação da biodiversidade, além de ampliar o valor de mercado.

Consumo de carne vegetal aumenta com a pandemia

Consumo de carne vegetal aumenta com a pandemia

Nos últimos três meses, segundo avaliação da empresa de pesquisa de mercado e consumo Nielsen, as vendas globais de carne fresca “alternativa”, que inclui soja, ervilhas e outras fontes de proteínas como principais ingredientes, cresceram 239,80% em relação ao período de março a maio do ano passado.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.