Produção Orgânica

Voltar

Indígenas recebem incentivos para produzir orgânicos no Mato Grosso do Sul

Terras da reserva indígena, em Dourados, MS. Imagem: Reprodução/G1

Um projeto de estímulo à agricultura familiar, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar, fornecerá subsídios e orientação para produção de orgânicos na maior reserva indígena de Dourados, no sul do Mato Grosso do Sul. O projeto vai preparar 100 hectares de terra para o cultivo de milho, mandioca e outras culturas. Os produtos excedentes serão comercializados em cinco feiras livres espalhadas pela cidade.

O projeto é apoiado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e cerca de 180 pequenos produtores rurais deverão ser beneficiados.

Um dos selecionados para participar do projeto, o produtor indígena Milton Garcia sempre cultivou, em uma área de pouco mais de um hectare, ramas de mandioca, com o auxílio de uma associação da reserva que fornecia o tratorista e a máquina, mas o produtor precisava arcar com os custos do óleo utilizado. No último ciclo, Garcia colheu cerca de quatro mil quilos de raiz, sendo cada quilo comercializado a R$ 1. Devido às despesas com tributação, sua renda girou em torno de R$ 3 mil. Com o projeto, o produtor não precisará mais gastar com impostos e combustível.

As áreas a serem plantadas serão apontadas por satélite através de um mapeamento e estima-se que os trabalhos sejam finalizados até o final do mês de agosto. “Nós estamos bem animados para plantar e colher”, afirmou entusiasmado o produtor indígena.

Assista ao vídeo com a reportagem completa clicando aqui.

Fonte: TV Morena / G1

Veja outras matérias similares:

SNA lança manuais para técnicos e agricultores de orgânicos

Os perigos da agricultura industrial

Cuidar das Borboletas: conheça a agricultura natural na região de Campinas

Deixe o seu Comentário:

Boletim CI Orgânicos

 

Cadastre seu nome e email, para receber nosso boletim mensal por email.

 

Assine o boletim CI Orgânicos

 

outras seções