Notícias

28 de junho de 2017 | 18:09Voltar

Fazenda no interior de SP produz orgânicos em larga escala

Foto: Instagram Fazenda da Toca (@tocaorganicos)

Na fazenda, que fica em Itirapina, no interior de São Paulo, Pedro Paulo Diniz passou a produzir orgânicos como uma forma de filosofia. “Comecei a praticar yoga, a me alimentar de forma diferente, com alimentos mais puros. Quando veio o projeto, do que fazer na Fazenda da Toca, aí que fez todo o sentido de fazer algo diferente. Um modelo de fazenda sustentável, que regenere vida”, explica.

Com 2.300 hectares, sendo 32% de vegetação preservada, a fazenda começou a adotar o cultivo orgânico em 2009 e o primeiro pomar foi o de manga. A fazenda ainda produz outras frutas como banana, limão, goiaba, além de possuir um grande plantio de laranja, que já existia há 12 anos, antes mesmo de a fazer passar a ser orgânica.

A mata nativa existente na propriedade está dividida em várias áreas e para uni-las serão feitos corredores ecológicos. Na fazenda apenas um tipo de animal é criado: as galinhas poedeiras. São sete aviários, de onde elas saem todas as manhãs para pastar. A alimentação é feita com milho e soja orgânicos. Caso algum animal fique doente, o tratamento é feito com homeopatia misturada à água. Ao todo, são 80 mil aves, 63 mil na fase produtiva, gerando em média 57 mil ovos ao dia. Ovos sujos ou trincados são descartados e aqueles que se encontram dentro do padrão de qualidade, seguem para um galpão, onde passam por uma nova seleção e são embalados.

Os ovos são o principal produto da fazenda e todas as frutas são transformadas em polpas por empresas terceirizadas. Antes a propriedade era só um investimento, mas, neste ano, começou a dar lucro.

A educação também é algo importante para Pedro Paulo. Na fazenda, que conta com um número grande de funcionários, foi criada uma creche para atender os filhos dos colaboradores. Com o tempo, a creche virou uma escola, que oferece até o primeiro ano do ensino fundamental. Lá, os professores também fazem a alfabetização ecológica das crianças.

Para assistir a reportagem completa sobre a Fazenda da Toca, que foi exibida esse mês pelo programa Globo Rural, acesse o link https://glo.bo/2saSWEE

Fonte: Globo Rural

Veja outras matérias similares:

A utilização de culturas mistas na Fazenda da Toca

Campanha visa informar sobre as obrigações da cadeia produtiva de orgânicos

Fazenda da Toca – Agrofloresta em Grande Escala apresentada pela Agenda Gotsch

Deixe o seu Comentário:

Boletim CI Orgânicos

 

Cadastre seu nome e email, para receber nosso boletim mensal por email.

 

Assine o boletim CI Orgânicos

 

outras seções