pesquisar

palavra-chave:

categoria:

Tratos culturais

Voltar

A importância dos substratos

foto: Embrapa

foto: Embrapa

A qualidade da muda é importante para o bom desenvolvimento da cultura. Atualmente existem poucos substratos para uso em agricultura orgânica disponíveis no mercado, os quais além de caros têm se mostrado bastante desuniformes, de forma que nem sempre é possível a obtenção de mudas de qualidade.

A Embrapa Hortaliças vem desenvolvendo durante alguns anos um projeto de pesquisa visando à reutilização da casca do coco verde como substrato para produção de mudas – Ferthorta®. Além do grande benefício ambiental, a tecnologia de produção do substrato de fibra de coco verde da Embrapa Hortaliças é simples, de baixo custo, adequada à propriedade familiar e permite obter mudas de boa qualidade. Alguns testes mostraram que o substrato constituído de 50% de fibra de coco verde compostada com cama de aviário (proporção 3:1 em volume), 40% de areia lavada ou vermiculita e 10% de húmus de minhoca ou 5% de húmus de minhoca mais 5% de composto de farelos é adequado para produção de mudas de tomate.

Para o pimentão, o substrato elaborado por 50% da seguinte mistura compostada (fibra de coco verde mais cama de aviário (proporção 3:1 em volume) mais 50 g/L de rocha moída de Ipirá), 40% de vermiculita, 5% de húmus de minhoca e 5% de composto de farelos (bokashi) foi muito superior ao substrato comercial produzindo mudas de alto vigor e qualidade. A substituição da rocha moída de Ipirá por cinzas de madeira resultou em outra formulação apropriada para produção de mudas de hortaliças: 50% da mistura de fibra de coco compostada (fibra de coco verde mais cama de aviário – proporção 3:1 em volume) + 40% de vermiculita fina + 10% bokashi anaeróbico + 25 a 50 mL/L de cinzas de madeira. Esses substratos foram testados para produção de mudas de alface, pimentão, tomate, brócolis e pepino e são recomendados para produção de mudas de hortaliças em geral.

Fonte: Embrapa Hortaliças

Veja o conteúdo on-line:

Notícias relacionadas:

Aprenda como se faz substrato para mudas

Mudas orgânicas de Pepino em substratos de fibra de coco verde com biofertilizante

Mudas de Pimentão em Substratos de Coco Verde Fertirrigadas com Biofertilizante

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER

Deixe o seu Comentário:

Boletim CI Orgânicos

 

Cadastre seu nome e email, para receber nosso boletim mensal por email.

 

Assine o boletim CI Orgânicos

 

outras seções