pesquisar

palavra-chave:

categoria:

Mercado

Voltar

Canais de comercialização de orgânicos: Leste Paulista

Foto: Sylvia Wachsner

Um dos maiores desafios para a produção orgânica dos agricultores familiares encontra-se na comercialização dos produtos. Diante disso, Priscila Silveira de Oliveira desenvolveu para o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, o estudo “Canais de comercialização de orgânicos: desafios e alternativas de agricultores familiares do Leste Paulista”.

O estudo tem como objetivo descrever algumas das alternativas adotadas por agricultores familiares na escolha de canais de comercialização para produtos in natura. Para isso, foi feito um levantamento de dados primários através de entrevistas feitas com agricultores familiares.

Ao longo do estudo, é possível observar que os canais de distribuição chamados “canais curtos” são a principal estratégia de distribuição dos agricultores familiares e as feiras constituem, segundo os agricultores, o melhor canal de comercialização.

O estudo completo está disponível abaixo.

Autor: Priscila Silveira de Oliveira, Araras, 2014. Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural.

Veja a dissertação:

UFSC_6097_CanaisComercializaçãoOrganicos (2)

 

Veja outras matérias similares:

Como regularizar a produção orgânica?

Comercialização de hortaliças orgânicas em São Paulo

Distribuição de hortaliças na agricultura familiar: uma análise das transações

Deixe o seu Comentário:

Boletim CI Orgânicos

 

Cadastre seu nome e email, para receber nosso boletim mensal por email.

 

Assine o boletim CI Orgânicos

 

outras seções